Zacarias também ficou surdo ou apenas mudo?

Por que as pessoas se comunicavam com Zacarias, pai de João Batista, com acenos, uma vez que ele estava apenas mudo? Ele estava surdo também? (Lucas 1.62).

Zacarias também ficou surdo ou apenas mudoEncontramos, nas páginas da Bíblia Sagrada, precisamente em Lucas 1.1-25, a história do sacerdote Zacarias, que apesar de sua idade avançada e a esterilidade da esposa Isabel, alcançou da parte do Senhor a promessa de um filho varão, cujo nome seria João. A mensagem da vida do menino foi anunciada através do anjo Gabriel. Mas, pressionado pelas circunstâncias, o idoso sacerdote não acreditou nas palavras do anjo, por isso ele é punido conforme registro em Lucas 1.20: “Todavia, ficarás mudo e não poderás falar até ao dia em que estas coisas aconteçam, porque não creste nas minhas palavras, que a seu tempo se hão de cumprir”.

Pelo que entendemos, o relato bíblico indica que Zacarias ficou apenas mudo. No entanto, se estabelece uma dúvida: mudo ou surdo e mudo? No versículo 62 do mesmo capítulo, quando seu filho nasce, os circunstantes se dirigem a Zacarias por “acenos”, conforme está escrito: “e perguntaram, por acenos, ao pai como queria que lhe chamassem”. Em busca de uma resposta para a questão, destacamos no mesmo Evangelho no capítulo 1 e versículo 20, no momento em que Gabriel dirige a palavra a Zacarias: “[…] e eis que ficarás mudo, e não poderás falar […]”, e mais adiante destacamos o versículo 64: “[…] e logo a boca se lhe abriu, e a língua se lhe soltou; e falava, louvando a Deus […]”.

A mudez é muitas vezes associada à surdez, porque os deficientes auditivos de nascença, por nunca terem ouvido, nunca aprenderam a falar. Mas o fato de uma pessoa ser muda não significa que esta seja também surda. A mudez é outra deficiência, inclusive a mudez é um tipo de patologia causada por questões ligadas às cordas vocais, à língua, à laringe ou ainda em função de problemas psicológicos ou neurológicos. No caso do sacerdote Zacarias, ele ficou mudo por uma intervenção divina, portanto, a surdez não está vinculada à mudez. Neste caso, o sacerdote Zacarias ficou somente mudo. É importante destacar que o mudo, ou mutismo, é a ausência total da voz. Conforme o dicionário online de Português é o “estado ou qualidade de quem não consegue falar ou perdeu essa capacidade”. Sendo assim, a pessoa muda sente dificuldade em se comunicar e de se relacionar com outras pessoas. A comunicação é fator indispensável para o desenvolvimento do ser humano, é através da linguagem que o pensamento se organiza, se estrutura e a expressão humana acontece.

Diante dessa realidade, salientamos que o mudo pode se utilizar de sistemas de comunicação como símbolos e gestos para interagir com o meio. A utilização da linguagem de sinais significa falar com as mãos e ouvir com os olhos, é interagir com uma cultura que percebe o mundo através de sinais. Dessa forma, destacamos que a língua gestual ou a de Sinais “LIBRAS” pode ser um veículo através da qual grande parte dessa comunidade utiliza para a comunicação entre si e com os outros.

REFERÊNCIAS

BÍBLIA. A Bíblia da Mulher. Dorothy Kelley Patterson, 2007.
DICIONÁRIO. Dicionário Online de Português. Disponível em: < http:// www.dicio.com.br/mutismo/>. Acesso em: 01 jul. 2016.

Por, Siléia Chiquini.

image_printImprimir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Google Translate »