O cuidado de Deus com o Seu povo

O nosso texto bíblico encontra-se em Lucas 12.7 que diz: “Até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais! Bem mais valeis do que muitos pardais”. Nesse capítulo Jesus está falando para milhares de pessoas. Conforme podemos ler Jesus faz várias admoestações. E uma delas é sobre os medos e os temores da vida. O Senhor sabia o quanto o medo tem feito mal para as pessoas. Então, para ensinar usa a metáfora do pardal. Um pássaro das terras da palestina. Para Jesus as figuras são as melhores maneiras de descrever as verdades eternas.

Deus cuida dos pardais

1. O que a Bíblia fala sobre os pardais – Que os pardais são aves sem muito valor. Não se pagava muito pelos pardais. Na Bíblia Viva lemos: “Qual é o preço de cinco pardais? Uns dois centavos, apenas!”. Os pardais era aves desprezíveis. A sociedade não estimava muito os pardais. Contudo, a Bíblia diz que, Deus escolheu as coisas humildes do mundo e as desprezadas para reduzir a nada as que são (1 Coríntios 1.28).

2. A simplicidade dos pardais – Os pardais são simples e pequenos de mais para serem assados. Mediam mais ou menos uns cinco a seis centímetros. Eram comuns de mais para se tornarem aves de estimação. O canto deles é muito monótono. Tinham grande prole. Hoje eles teriam dificuldades para encontrar aluguel.

3. A alegria dos pardais – Apesar de os pardais não terem o canto mais bonito, canta, canta e canta. A vida dos pardais é cantar. Eles louvam diariamente o Seu Criador. Os pardais nunca têm problema com a depressão. Visto que os que cantam seus males espantam.

4. Deus não esquece dos pardais – Eles são na verdade de pouco valor. Mas estão citados na Bíblia. Isso deve nos ensinar algumas verdades espirituais. Quando lemos as Escrituras notamos que o pardal foi lembrado pelo Senhor Jesus. Prezado leitor Cristo nunca se esqueceu de você. Tenha bom animo e vá em frente. Jesus não te abandonou.

O cuidado minucioso de Deus

1. Deus do Seu povo – Se Deus cuida dos pardais, não cuidará de cada um de nós? Seria Deus injusto para com o Seu povo? Deixando-os a mercê deste mudo? Não! Deus é fiel e cuida do Seu povo. O pardal depende exclusivamente de Deus para sobreviver. Assim também deve acontecer com nós (Atos 17.28).

2. Deus valoriza o Seu povo – Jesus disse que valemos muito mais que os pardais (Lucas 12.7). E às vezes pensamos que não valemos nada. E achamos que ninguém se importa com nós neste mundo. Entretanto, nenhuma pessoa está no esquecimento diante de Deus. Todas as pessoas têm valor para Deus. Ele tem um plano maravilhoso de salvação e cuidado para cada que se achega a Ele por meio de Cristo.

3. Deus ama o Seu povo – Não somos ninguém, somos alguém. Somos pessoas amadas e cuidadas pelo Pai. Um velho pastor disse: “Quando servimos a Jesus de todo o nosso coração, Deus cuida de nós”. No plano da salvação, está incluso o cuidado de Deus. Então tenhamos confiança em Deus. Creiamos na Sua Palavra.

4. Deus nos livra dos temores – Então nada de medos e temores. Jesus prometeu estar conosco todos os dias (Mateus 28.20). Talvez você se sente abandonado. Esta palavra então é para você. Aprenda com o pardal. No grego a palavra pardal está no diminutivo. Mas apesar disso, ela é considera uma ave sábia (Salmos 102.7).

Áreas que abrangem o cuidado de Deus

1. Deus cuida de Seu povo – Isso é a mais pura verdade (1 Pedro 5.7). Deus cuidou no passado, presente e futuro o povo de Israel. O Senhor cuida da Sua Igreja. E cuida individualmente de cada um de nós. Portanto deixemos de lado os temores da vida. E vivamos felizes com o nosso Deus.

2. Deus cuida da nossa família – Basta lermos os salmos 127 e 128 para constatarmos esta verdade. O Senhor cuida dos cônjuges. Ele cuida do nosso casamento. E cuida de nossos filhos. E cuida também que toda a nossa família seja salva (Atos 16.31). Ainda que lutem para destruírem a família. Ainda assim ela subsistirá. Porque Deus cuida dela.

3. Deus cuida de nossa saúde – A nossa saúde faz parte do cuidado de Deus. A cura das enfermidades faz parte da salvação. Deus tem cuidado para que o Seu povo desfrute de saúde física, mental e espiritual. Ele nos livra das pragas (Salmos 91.6). Caso você está doente prezado leitor, ore ao Senhor e confie nele. Leia agora (Tiago 5.14).

4. Deus cuida da nossa salvação – Deus arquitetou a salvação, Jesus consumou a salvação e o Espírito Santo aplica a salvação. O Pai cuidará para que sejamos arrebatados (1 Coríntios 15.51,52). O Senhor cuidará da nossa eternidade junto dele e do Seu Filho Jesus. Permanecemos firmes! Porque Jesus cuidou em ir preparar um lugar no céu para nós (João 14.1-3). Imaginemos o quão lindo e maravilho é o céu. E tudo isso com a presença de Jesus.

Conclusão

O pardal pode nos ensinar muitas lições preciosas. Mas podemos citar apenas duas, a confiança e louvor ao Deus Criador. Com ele aprendemos a pedagogia do cuidado divino. Deus é um Pai cuidador. Este é o ensino geral das Escrituras. Ora, se Deus cuida de algo tão barato! Não cuidará do salvo, pessoa tão cara? Na verdade, o pardal não tem a graça dos homens, mas tem o cuidado de Deus. E isso deve nos animar. E se somos filhos de Deus, então estamos cuidados. Jesus cria no cuidado minucioso de Deus. Ele sabia que os olhos do Senhor estavam sobre os pardais. Então, Jesus diz para cada um de nós hoje: “Não temais! Bem mais valeis do que muitos pardais”.

Por, João Fernandes de Lima.

image_printImprimir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Google Translate »