Mical teve ou não teve filhos?

image_printImprimir

Como explicar 2 Samuel 6.23 e 2 Samuel 21.8? Mical teve ou não teve filhos? E se deixou de ter, Deus fechou a sua madre ou Davi não a possuiu mais como mulher?

Mical teve ou não teve filhosHá alguns poucos tradutores que entendem 2 Samuel 21.8 como “cinco filhos de Mical”, mas o certo é, como vemos na quase totalidade das traduções, “cinco filhos da irmã de Mical” ou “cinco filhos de Merabe”, ainda mais a luz de 1 Samuel 18.19, onde vemos que foi Merabe quem casou com Adriel. Além do mais, é claro em 2 Samuel 6.23 que Mical definitivamente não teve filhos. A filha mais nova de Saul fora dada a Davi, já que Merabe, sua irmã, não se empolgou em tê-lo como marido. Essa atração de Mical por Davi, o novo herói de Israel ao derrotar Golias, despertou em Saul ocasião para levá-lo a morte. As façanhas de Davi aumentaram de tal maneira sua popularidade que eclipsaram a de Saul, que não pode suportá-lo por mais tempo.

Saul ofereceu Mical a Davi sob a condição de obter 100 prepúcios filisteus. Para surpresa de Saul, Davi voltou com 200 prepúcios, e Mical tornou-se a esposa de Davi (1 Samuel 18.27). Mical, então, avisa a Davi o intento de Saul em matá-lo pela manhã (1 Samuel 19.11). Sem ter outra alternativa, ele foge. A insanidade de Saul levou-o a assassinar os 85 sacerdotes na cidade de Nobe, tragédia que provocou um particular desagravo, rompendo Saul com a ordem tribal. E Davi fugiu para os desertos de Judá (1 Samuel 22.1), onde formou uma vigorosa força de 400 homens. Enquanto isso, sua esposa Mical era dada em casamento a outro homem. Palti, filho de Laís. Mas, com a morte de Saul e subida de Davi ao poder, logo Abner, general de Is-Bosete, conversa com o rei, que solicita a  devolução de Mical, sendo atendido de imediato (2 Samuel 3.12-16).

Davi torna-se rei de todo o Israel (2 Samuel 3.17). Mas, Mical não era mais a mesma pessoa, pois muitos acontecimentos se passaram nesse espaço de tempo. Essa reconquista demonstrou que Mical não possuía um profundo relacionamento com Deus que a teria ajudado a suplantar as dificuldades da sua vida. Por isso, tornou-se amargurada e não conseguia compartilhar da alegre adoração de Davi a Deus, e chegou até mesmo a odiá-la. Dessa forma, nunca gerou um filho a Davi até a sua morte (2 Samuel 6.23). O rei de Israel conduzia a Arca do Senhor de volta a Jerusalém. Sua felicidade lhe arrebatou, fazendo-o dançar e saltar. Sua mulher, olhando pela janela (2 Samuel 6.16), não gostou do que viu e recebeu-o com palavras sarcásticas, desprezando-o em seu coração e criticando-o por ter dançado diante de todos. Acusou-o de ser um vadio qualquer, tornando-se ridículo aos olhos do povo. Davi respondeu que ele fora escolhido para tomar o lugar do pai dela, e que era vaso escolhido, não merecendo essas reprimendas da esposa. Algumas versões de 2 Samuel 6.23 (King James e Thompson, por exemplo) abrem esse versículo erroneamente com a palavra “Portanto” (que não se acha no original) antes de dizerem que Mical permaneceu sem filhos, como se essa fosse necessariamente a razão de sua esterilidade, ou seja, como se fosse um resultado direto de sua arrogância, Davi a tivesse evitado como mulher. Pode ser ou não. Naquele tempo ser estéril era uma desgraça (1 Samuel 1.6). Mical pode ter ficado sob maldição, e Deus tinha boas razões para puni-la, porque ela não apenas censurou a celebração do marido, mas recusou-se a reconhecer Davi como ungido do Senhor.

Julgam alguns intérpretes que a esterilidade de Mical era um julgamento de Deus contra a linhagem de Saul, pois seus futuros filhos não poderiam competir com os filhos de outras mulheres, que poderiam ocupar o trono de Davi. Outros supõem que Davi rejeitara Mical como mulher, a partir daquele momento, devido à sua arrogância, o que garantia que ela não teria filhos que competissem, mais tarde, pelo trono.

Bibliografia

Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia, Champlin, Vol. 4, pág. 259.
Dicionário da Bíblia, John D. Davis, pág. 393.
O Antigo Testamento Interpretado  Versículo por Versículo, Champlin, pág. 1258.
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, CPAD, versão Almeida Revista e Corrigida, pág. 427.
Antigo Testamento I, Seminário Bíblico Latino-americano, Costa Rica, Laverne A. Ritschman, pág. 265.

Por, Nemuel Kessler (CPAD).

3 Responses to Mical teve ou não teve filhos?

  1. Marl disse:

    Acredito que Deus pode sim ter fechado a madre de Mical, por desonrar o ungido de Deus,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Google Translate »