Igrejas na Turquia à beira da extinção

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Igrejas na Turquia à beira da extinção“A catedral e o museu da histórica de Istambul, Hagia Sophia, presenciaram a primeira vez que o Alcorão foi recitado sob seu teto no sábado (25 de abril) após 85 anos”, segundo foi noticiado pela agência estatal de notícias Anatolian News Agency da Turquia. “O Departamento para Assuntos Religiosos inaugurou a exibição ‘Amor do Profeta’, como parte das comemorações do nascimento do Profeta islâmico Maomé”.

Muito embora os cristãos sejam uma pequena minoria na Turquia de hoje, o cristianismo tem uma longa história na Ásia Menor, terra natal de diversos apóstolos e santos cristãos, inclusive Paulo de Tarso, Timóteo, Nicolau de Mira (Lícia) e Policarpo de Esmirna.

Todos os sete primeiros Concílios Ecumênicos foram celebrados no que é a Turquia de hoje. Dois dos cinco centros (Patriarcados) da antiga Pentarquia, Constantinopla (Istambul) e Antioquia (Antakya), também estão localizados na Turquia. Antioquia foi o lugar em que pela primeira vez os seguidores de Jesus foram chamados de “cristãos”.

A Turquia também é a terra natal das Sete Igrejas da Ásia, para onde foram enviadas as Revelações de João. Nos séculos seguintes inúmeras igrejas foram construídas naquela região.

Uma delas, a Hagia Sophia já foi a maior catedral do mundo cristão, até a queda de Constantinopla nas mãos dos outomanos em 29 de maio de 1453, seguida por três dias de saques desenfreados. Hagia Sophia não foi poupada. Os saqueadores invadiram a Hagia Sophia destruindo os portões. Sitiados dentro da igreja, congregados e refugiados se tornaram espólio a ser dividido entre os invasores otomanos.

O historiador Steven Runciman relata em sua obra “The Fall of Constantinople” (“A Queda de Constantinopla”): “Eles massacraram qualquer um que estivesse nas ruas, homens, mulheres e crianças sem distinção. O sangue jorrava como em rios ruas abaixo das alturas de Petra ao Chifre de Ouro. Rapidamente a ânsia pelo morticínio foi se acalmando. Os soldados logo perceberam que cativos e peças preciosas lhes trariam grande lucro”.

Após a queda da cidade, a Igreja Hagia Sophia foi transformada em mesquita. Uma mesquita com o nome de Hagia Sophia (em grego, “Sabedoria Sagrada”) é permitido desde que a igreja esteja sobre o controle de uma teocracia islâmica. É como se houvesse uma mesquita chamada “A Mesquita Armênia da Cruz Sagrada”.

Nos anos 1930, o governo turco a transformou em um museu. Agora, transformá-la em um museu não denota um verdadeiro estado democrático. Uma das características em comum entre o Império Otomano e a Turquia moderna parece ser a intolerância às igrejas.

Em 2013, o vice-primeiro-ministro da Turquia, Bulent Arinc, expressou seu desejo de ver o Museu Hagia Sophia ser usado como mesquita, até referindo-se a ele como “Mesquita Hagia Sophia”.

“A Turquia não está transformando igrejas em mesquitas porque há uma carência de mesquitas ou porque a Turquia não dispõe de recursos para construí-las”, segundo Constantine Tzanos. “A mensagem transmitida por aqueles na Turquia que materializaram a conversão de igrejas cristãs em mesquitas e que preconizavam a conversão da Hagia Sophia é a de que a Turquia é um país islâmico e não é tolerada nenhuma outra religião”.

As igrejas da Turquia tem sido destruídas, danificadas ou convertidas em muitas coisas, inclusive estábulos, como a histórica Igreja Armênica Gregoriana na província de Izmir (Esmirna). “Há cidadãos que colocam suas vacas e cavalos dentro da igreja, ao mesmo tempo que os vizinhos reclamam que a igreja se transformou em antro de viciados e alcóolatras”, de acordo com o jornal local “Milliyet”.

Outra vítima da intolerância de igrejas na Turquia, a Igreja Bizantina Agios Theodoros em Istambul, foi primeiro convertida em mesquita durante o governo do Sultão Otomano Mehmed II, recebeu o nome em homenagem a Mollah Gurani, o quarto Sheikh –ul-Islam (a autoridade que governa os assuntos religiosos dos mulçumanos no Império Otomano).

Foi reportado em março de 2014 que a entrada da ex-mesquita/igreja se transformou em uma “casa” e o andar superior em um “apartamento”. Uma cabana foi construída em seu jardim. O quarto do padre é agora o banheiro.

Séculos depois, os hábitos dos turcos otomanos, o que tudo indica, não mudaram. Hoje, a Turquia conta com uma percentagem menor de cristãos em  relação a sua população do que a de qualquer um de seus vizinhos, menos que a Síria, Iraque ou Irã. A maior causa disso foram os massacres ou genocídios assírios, armênicos e gregos ocorridos entre 1915 e 1923.

Pelo menos 2,3 milhões de cristãos nativos da Ásia Menor foram mortos, abertamente massacrados ou vítimas de deportações, trabalho escravo ou marchas da morte. Muitos deles morriam em campos de concentração, de doenças ou inanição.

Muitos gregos que sobreviveram ao massacre foram expulsos de suas casas na Ásia Menor em 1923, quando da troca forçada da população entre a Turquia e a Grécia.

A devastação física foi seguida pela devastação cultural. Do começo ao fim da história da república turca, inúmeras igrejas e escolas cristãs foram destruídas ou transformadas em mesquitas, depósitos ou estábulos, entre outras coisas.

O colunista Raffi Bedrosyan relata no “Armenian Weekly” que “sobraram somente 34 igrejas e 18 escolas hoje na Turquia, a maioria em Istambul, com menos de 3 mil estudantes nessas escolas. Estudos recentes estimam que havia cerca de 2,3 mil igrejas armênias na Turquia antes de 1915. O número de escolas antes de 1915 é estimado em aproximadamente 700 com 82 mil estudantes. Esses números valem apenas para igrejas e escolas sob jurisdição do Patriarcado Armênio de Istambul e da Igreja Apostólica e, portanto não incluem as inúmeras igrejas e escolas pertencentes às paróquias armênias católicas e protestantes”.

Walter Flick, estudioso da International Society for Human Rights na Alemanha, afirma que a minoria cristã na Turquia não usufrui dos mesmos direitos que a maioria muçulmana.

“A Turquia tem aproximadamente 80 milhões de habitantes”, segundo ele. “Há apenas cerca de 120.000 cristãos, ou seja, menos de um por cento da população. Os cristãos, sem a menor sombra de dúvida, são vistos como cidadãos de segunda classe. O cidadão de verdade é muçulmano e os que não são muçulmanos são vistos com suspeita”.

De acordo com um levantamento de 2014, 89% da população turca disseram que o que define uma nação é fazer parte de uma determinada religião. Entre os 38 países que responderam à pergunta, se fazer parte de uma religião específica (Islã) é importante na definição do conceito de uma nação, a Turquia com 89% da população concordando, ficou em primeiro lugar no mundo.

“De certa maneira, a política de Ancara contra os cidadãos da Turquia acrescentou um viés moderno e uma crueldade sofisticada às normas e práticas otomanas”, explica a cientista política Dra. Elizabeth H. Prodomou e o historiador Dr. Alexandros K. Kyrou. “Nas palavras de um hierarca anônimo da igreja na Turquia, temeroso pela vida de seu rebanho, os cristãos na Turquia são uma espécie ameaçada de extinção”.

Por, Usay Bulut.

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