Enoque, o homem que andou com Deus

Enoque, o homem que andou com DeusEnoque viveu na época antediluviana. A conduta moral dele foi a de um santo de Deus em meio a uma geração terrivelmente decaída, de grandes pecadores, destacando-se a prática da violência, que motivou o juízo divino do Dilúvio (Gênesis 4; 5; 6). Trava-se aqui de Enoque, o filho de Jarede (Gênesis 5.18), e não do seu antecessor do mesmo nome: Enoque, filho de Caim, e portanto, neto do primeiro casal, Adão e Eva (Gênesis 4.17).

Enoque foi um ancestral de Jesus, através de Maria, sua mãe (Lucas 3.37). Um elevado privilégio, ter ele o seu nome incluso na genealogia de Jesus, o Filho de Deus.

Em Gênesis 5.22, 24; está escrito: “E andou Enoque com Deus, depois que gerou a Matusalém, trezentos anos e gerou filhos e filhas; e andou Enoque com Deus; e não se viu mais, porquanto Deus para si o tomou”.

Vamos analisar seus passos nesse sentido:

1) Enoque era um homem comum (V. 18). Ele era humano como qualquer um de nós. Foi gerado como qualquer ser humano: “Jarede gerou a Enoque” (Gênesis 5.18). Enoque não foi um homem especial, um super-homem. Portanto, eu e você não temos desculpas; se quisermos, pelo poder do Espírito Santo que em nós habita, podemos andar com Deus.

2) Enoque tinha irmãos e irmãs (v. 19). Jarede, pai de Enoque, gerou “filhos e filhas”. Portanto, irmãos e irmãs não impedem o crente de ser inteiramente consagrado a Deus, para andar com Deus.

3) Enoque era casado (v. 22). Enoque tinha esposa. Ele, inicialmente gerou um filho: “Matusalém” (v. 21). Depois, gerou “filhos e filhas” (v. 22). Portanto, nossa esposa e nossos filhos; isto é, nossa família, não nos impede de andar com Deus (Ver 1 Coríntios 7.33). E, os tempos em que Enoque viveu foram muitos difíceis (Gênesis 6.5, 13).

4) Enoque experimentou uma renovação na sua vida espiritual (v. 22). “E andou Enoque com Deus, depois que gerou a Matusalém (…)”. Enoque teve uma vida espiritual antes, e depois de Matusalém. Uma experiência na fé, da parte de Deus, maior e mais profunda, leva-nos para mais perto dEle. Em Cantares 4.8, duas vezes o Noivo convida a Noiva: “Vem comigo! Vem comigo!” Em Lucas 5, duas vezes os discípulos “deixaram tudo”, para seguirem o Mestre (vv. 11, 28). Sempre é preciso deixar alguma coisa que atrapalha. Veja a oração que costumava fazer o famoso homem de Deus, McCheyne: “Ó, Senhor, faze-me menos como eu sou, e faze-me mais como Tu és”.

5) Enoque e sua idade (v. 23). Enoque tinha 365 anos. A idade seja ela qual for, não impede o crente de andar com Deus. A idade pode impor limitações a nós mesmos, mas não impede o nosso andar com Deus. Samuel um menino; Timóteo, um jovem; Ana de Jerusalém, uma anciã; mas todos tiveram vida profunda com Deus, como nos mostra a Bíblia.

6) Enoque e seu “andar com Deus” (vv. 22, 24). Seu andar foi cada vez mais perto de Deus, de modo que certo dia “Deus para si o tomou” (v. 24). Prevalecia no meio daquele povo a glorificação do ser humano. “…e chamou o nome da cidade, pelo nome de seu filho” (Gênesis 4.17). Prevalecia a poligamia infame (Gênesis 4.19). Prevalecia a música corrompida e as orgias (Gênesis 4.21). Prevalecia a indústria e o porte de armas, a violência e o homicídio (Gênesis 4.21, 22).

7) Enoque e sua fé em Deus (Hebreus 11.5, 6). “Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte (…)”. A fé é vital no nosso andar com Deus (Hebreus 11.6). Enoque, pela obedecia a Deus, mas também O agradava. Obediência vem pela fé e pelo temor de Deus; agradar-Lhe vem do nosso irrestrito amor a Deus. Muitos procuram obedecer aos mandamentos de Deus, mas não O agradam por falta de amor irrestrito (1 João 3.22; Efésios 5.9, 10; Colossenses 1.10; 3.21).

8) Enoque proclamou a mensagem de Deus ao povo. “E destes profetizou também Enoque (…)”. Aquele povo teve que ouvir a mensagem profética de Deus, por Enoque.

9) Enoque não tinha a Bíblia como nós a temos hoje. Nós que hoje temos a Bíblia completa, que desculpas temos de não andarmos com Deus como Enoque?

10 Enoque – figura da Igreja arrebatada antes da Tribulação. Segundo as Escrituras, a Igreja será arrebatada antes que sobrevenha ao mundo a Grande Tribulação. Assim como Enoque, que foi arrebatado “para não ver a morte”, antes do juízo divino que “levou a todos” (Mateus 24.37-39; Lucas 17.26, 27).

Andar com Deus deve ser sempre o propósito de todo crente, na dependência do Espírito Santo, que nos capacita para isso.

Por, Antonio Gilberto.

image_printImprimir

One Response to Enoque, o homem que andou com Deus

  1. ELIAS SANTOS - SÃO GONÇALO disse:

    EU, Elias Santos, tive um debate a respeito disso: Enoque filho de Caim Gen. 4;17 e Enoque filho de Jarede. Gen 5;18.
    Agora estou convicto , que eu estava certo.o primeiro Enoque neto de Adão Gen. 4;17 e o seguno Enoque,neto de Maalalel. Gen 5;15

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Google Translate »