Destaques para a salvação em Jesus

Destaques para a salvação em JesusNeste singelo material propus direcionado pelo Espírito Santo explorar de forma clara e consciente algo excelente sobre a Doutrina da Salvação. Tal doutrina revelada está na Bíblia – a Palavra de Deus.

As Escrituras Sagradas destacam que a salvação em Jesus é comum segundo se observa em Judas 3 que enfatiza: “Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos”. Ora, quando a Escritura nos diz que a salvação é COMUM ou nos é comum quer dizer: Aquilo que a salvação nos promove de bom, precioso e glorioso na vida de outrem, promoverá o mesmo na minha vida (Hebreus 6.9; Romanos 5.1). Para podermos fundamentar esta pura verdade observemos o caso exemplar do apóstolo Paulo e de seu filho na fé, Timóteo: “Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos” (2 Timóteo 1.9). Veja que a declaração “que nos salvou”, mostra claramente que a salvação promove tudo o que lhe corresponde na vida de todos, independentemente da sua condição social, da sua cor da pele, da sua  intelectualidade etc. A salvação veio para todos!

O outro destaque bíblico sobre a salvação em Jesus está em Tiago 1.17, que declara: “Toda a boa dádiva e todo dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação”. Com isto vê-se que a salvação é um DOM de Deus. O Senhor Deus tem presenteado a humanidade com muitíssimos presentes. O dom da vida é um deles. Mas Ele quer que você experimente outro dom que extrapola a eternidade, que é o dom da salvação! A salvação não é e nunca será obtida pelo dom da prática de boas obras, nem por outro meio qualquer. O Espírito Santo revelou isto ao apóstolo Paulo e foi registrado na sua Carta aos Efésios 2.8, 9: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie”. Vemos também pela palavra do Senhor que o dom da salvação é dado gratuitamente ao ser humano como registrado está em Romanos 6.23: “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor”.

Encontramos ainda que a salvação é GRANDE segundo observa-se em Hebreus 2.3: “Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram”. O vocábulo escapar aqui dá a ideia de algo perigoso que pode ocorrer a qualquer momento. O fim da vida pode ocorrer a qualquer momento! Ninguém sabe o momento certo da sua partida dessa vida para a outra. É por isto que precisamos permanecer atentos para a grande salvação que Deus mediante Jesus nos quer proporcionar. É bem verdade que a salvação é grande por ser Deus grande (Jó 36.26a). Ela consequentemente é uma das grandes coisas que Deus faz, deixando algumas pessoas sem poder compreendê-la (Jó 37.5; Salmos 126.3; João 3.3, 4). Ora, é notório que para um grande pecador, Deus providenciou um grande Salvador, trazendo consigo uma grande salvação.

Mias um destaque maravilhoso sobre a salvação em Jesus é que ela é muito REAL segundo se contempla em Malaquias 4.2 que diz: “Mas para vós que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça e salvação trará…”. Vejo o termo “trará” neste texto bíblico como um demonstrativo da realidade da salvação ofertada pelo Senhor Jesus a humanidade. As Escrituras Sagradas enfatizam a salvação como sendo verdadeira e não uma doutrina inventada ou uma pura ficção para enganar o ser humano. Vejamos dois textos escriturísticos das páginas do Novo Testamento no Evangelho narrado por João 5.24 e 5.40. Em ambos contemplamos as expressões “tem” e “tenha”. Com isto entendo que eles falam que a salvação é real. Encontramos duas declarações paulinas quanto à realidade da salvação: Uma está em Romanos 8.24 e a outra em 2 Timóteo 1.9.

E por fim, o último destaque sobre a salvação está em Tiago 1.17, como UM PRESENTE DE DEUS. É verdade que há muitos que não querem receber ou aceitar da parte de Deus, o presente caríssimo da salvação que custou o preço muito caro, o sangue de Jesus segundo se vê nos livros de Atos 13.46; 1 Coríntios 6.20 e Apocalipse 5.9.

Existem várias garantias dadas por Jesus para quem quer ser salvo: 1ª – A operação espiritual no ser humano em ser feito uma nova criatura (2 Coríntios 5.17); 2º – O recebimento do perdão  dos pecados (Atos 10.43; 3ª  – Os moradores no teu coração serão o Pai e o Filho (João 14.23); 4ª – Concederá a certeza da vida eterna (João 10.10); 5ª – Aliviar a alma e o espírito humano do fardo do pecado (Mateus  11.28); 6ª – Receber a tão almejada paz na alma (João 14.27).

Que estejamos firmes na convicção da nossa salvação, até que Jesus venha nos buscar para Si. Amém.

Por, Silvio Vinicius Martins.

image_printImprimir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Google Translate »