Um cristão pode ficar endemoninhado?

Tem algum respaldo bíblico sobre um cristão professo ficar endemoninhado?

Um cristão pode ficar endemoninhadoAcredito que nenhum ensino tem demonstrado ser tão nocivo à Igreja de Jesus Cristo, quanto esse que afirma que o cristão pode ser possuído por demônios. Nos 1990, esse ensino se tornou como uma praga. Era só o que se falava nos meios evangélicos. Multiplicava-se o número de literaturas dando destaque a esse tema. Em 1993 adquiri o livro Demônios Derrotados. Folheando o mesmo, encontrei um capítulo intitulado: “pode um cristão ter demônios?”. Nesse capítulo, o autor sem arrodeios respondeu: “a resposta é enfaticamente sim!”. O problema com esta afirmação está no fato da mesma não ser baseada na Bíblia Sagrada, mas na experiência do autor. Tentando fundamentar a sua resposta, ele diz: “estou ciente do muito que se tem ensinado a respeito dos cristãos não poderem ter demônios. Contudo, através de minha experiência no ministério há quatorze anos, constatei que tal opinião é totalmente incorreta”. Partindo desse princípio a posteriori (fundamentado em sua experiência), esse autor faz uma exegese falaciosa sobre a “possessão demoníaca” no cristão: “em primeiro lugar precisamos compreender que alguém pode ter um demônio sem estar possuído por ele. A versão King James (Bíblia em Inglês) traduz incorretamente a palavra “endemoninhado” como “possuído”. Isto dá as pessoas a impressão de que se um espírito as ataca, ou se apenas possuem um espírito estão consequentemente possuídas por demônios. Não há nada na tradução grega que revele a palavra “possuído”. Estudiosos insistem no fato de que esta palavra tem amedrontado muitas pessoas, por pensarem que, se possuem um demônio estão “possuídas”.

Esta interpretação onde se afirma que uma pessoa pode “ter um demônio”, sem, contudo, estar “possuído” por ele, é frequentemente invocada por muitos ensinadores que creem na possessão demoníaca do cristão, mas quando lemos os Evangelhos, os Atos dos Apóstolos e as Epístolas e não encontramos esse tipo de ensino espúrio, fica impossível levarmos a sério o que dizem esses mestres. Quem já encontrou nas páginas do Novo Testamento o apóstolo Paulo ensinando aos crentes a “si autoexorcizar?”. Quem encontrou o apóstolo Paulo dizendo que “o crente é santuário do Espírito Santo e dos demônios ao mesmo tempo?”, ou que “um demônio podia ficar alojado somente no corpo do crente? Quem já leu este texto bíblico relatando que os apóstolos advertiram os crentes, dizendo: “tenham cuidado, vocês podem ter um demônio, sem contudo, estarem possuídos por ele?” Esse ensino que dá amplos poderes aos demônios sobre os cristãos é falso pelo menos por cinco razões: 1. É a “posteriori”, isto é, baseia-se na experiência e não na Bíblia; 2. É fruto de uma teologia errada sobre a segurança do crente; 3. É fundamentado numa concepção equivocada sobre a tricotomia humana;  4. É falho em definir o que seja um “cristão” segundo o modelo do Novo Testamento; 5. É fundamentado na má compreensão da terminologia usada no Novo Testamento para a possessão demoníaca.

A interpretação dada à palavra grega daimonizomai, como tendo o sentido de ter demônios (no corpo ou na alma) sem todavia estar possuído por ele, é falha, não contando com o apoio do Novo Testamento grego. Neste aspecto, o cristão em comunhão com Deus está guardado e não há porque temer as forças do mal (Romanos 8.38, 39; Lucas 10.18, 19; Efésios 6.10-18).

Por, José Gonçalves.

8 Responses to Um cristão pode ficar endemoninhado?

  1. elismar divino da silva disse:

    gostaria de saber as vezes estou dormindo e de repente vem o sobretanatural sobre mim ,endureço as mãos e as vezes choro
    preciso de um discernimento de deus, pois busco ele todos os dias sempre em louvor e orações nas madrugadas e lendo a palavra.

    • Francisco Wlademir Galvan disse:

      Querido irmão, talvez isso está acontecendo porque você não tem confiado no Espírito Santo se soltando e confiando totalmente nEle quando vem com Seu sobrenatural sobre você. Confie e deixe-se levar pelas asas do Espírito Santo e certamente vai ter experiências maravilhosas com Ele. Deus o aençoe.

  2. Gessiane disse:

    Apdsj! Estou mto confusa a respeito de um acontecimento em minha vida. Sou evangélica, sempre tive discernimento de muitas coisas, e repudiava alguns tipos der pecados, como o adultério, e me peguei cometendo o mesmo pecado que eu tanto repudiava, sempre tive umas vida maravilhosa, sempre muito abençoada por Deus, um marido perfeito que nada me faltava… Como eu pude ter feito essa escolha? Não sei como isso aconteceu, não tinha motivos p trair contra minha família, não tive ganhos mediante a traição. O fato é que, posso ter sido influenciada por algum tipo de espírito? Não consigo ver que tive escolhas, consigo apenas enxergar o pecado irreversível. Os espíritos tem esse tipo de influência sobre crente?

    • Francisco Wlademir Galvan disse:

      A paz do Senhor Gessiane. Leia Mateus 26.41, lá o Senhor Jesus nos adverte a estarmos atentos para não cairmos em tentação. Vigiai e orai. Existe no mundo espiritual do mal um espírito chamado Pomba Gira, que que atua na área da sensualidade para atrair e destruir pessoas e a moral nos casamentos. Possivelmente através de uma amizade, você foi atraída por este espírito maligno e por um momento ficou cega para a sua vida pessoal e cometeu este pecado. Jovens solteiros caem em fornicação e casados cometem adultério. Agora que você se arrependeu e certamente já confessou seu pecado, levante a cabeça e siga em frente procurando estar na presença do Senhor. Que Deus te abençoe grandemente em nome de Jesus.

  3. Luciana S. disse:

    Sou batizada, mas andei um tempo afastada da igreja. Nesse período conheci uma pessoa e estou morando com ele, mas já confessei aos meus pastores e vamos nos casar. Isso quer dizer que eu posso ter um demônio dentro de mim? Quando me arrependi e fiz minha confissão, senti que Deus estava me recebendo de volta, mas ainda fico preocupada achando que posso ter “pego” algum demônio.

    • Francisco Wlademir Galvan disse:

      Irmã, peça para o seu pastor orar por você. Só através da oração ou de quem tem um discernimento espiritual é que pode ser revelado.

  4. Michele disse:

    Olha eu venho atras de um assunto que me entrigou muito eu ouvi dizer que se tem uma pessoa que esta endemonhiada e resolve se batizar e se batisa sem ser expulso esse demonio ele se batiza junto, sera possivel porque a biblia diz que quando nos batizamos somos nova criatura e q nascemos de novo sera que tem algum relato na biblia sagrada a esse respeito? Por favor me ajudem a tirar essa duvida desde ja agradesso pela ajuda

    • Francisco Wlademir Galvan disse:

      Leia João 3.1-20. Vemos ali o diálogo de Jesus com Nicodemos. Nicodemos já era um crente, mas não havia nascido de novo. Em João 3.5 Jesus diz que quem não nascer da água e do Espírito (Espírito Santo), não pode ver o Reino de Deus. Nascer do Espírito é nascer de novo, é aceitar Jesus de coração, entendendo que precisa de um salvador e confessá-lo com sua boca. Em Romanos 10.10 diz que se crê para a justiça e com a boca se faz confissão para salvação. O fato de uma pessoa passar a frequentar uma igreja evangélica e até mesmo se batizar, e até receber uma cura, não quer dizer que ela aceitou a Jesus de coração e foi liberta. Quando aceitamos Jesus de coração, nos tornamos uma nova criatura, como relata 2 Coríntios 5.17: “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”. Portanto, é possível sim, que uma pessoa que não nasceu de novo, esteja sim endemoniada, e essa libertação necessária não é resolvida com o batismo em águas. O batismo em águas é apenas um testemunho público daquilo que já aconteceu antes, ou seja, nascer de novo pelo Espírito. Deus abençoe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Google Translate »