Quem são os 24 anciãos de Apocalipse?

Gostaria de obter mais informações a respeito dos 24 anciãos da revelação dada a João

Quem são os 24 anciãos de ApocalipseNo Apocalipse, João apresenta uma congregação de homens piedosos, que não é vista em qualquer outra parte da Bíblia. Assim, o apóstolo no-la apresenta: “Ao redor do trono, há também vinte e quatro tronos, e assentados neles, vinte e quatro anciãos vestidos de branco, em cujas cabeças estão coroas de ouro” (Apocalipse 4.4). Eles são ainda encontrados em, pelo menos, dez ocasiões diferentes do último livro sagrado.

A pergunta é inevitável: “Quem são os vinte e quatro anciãos?” Eu sempre os vi como os representantes das duas assembleias da Bíblia: Israel, no Antigo e a Igreja, no Novo Testamento. Essa posição é referendada pelo fato de seus nomes se acharem inscritos na Jerusalém Celeste. Os patriarcas das doze tribos são eternizados na portas da cidade, e os doze apóstolos do Cordeiro estão lembrados em seus fundamentos (Apocalipse 21.12, 14).

Conquanto simbolizem as duas assembleias da História Sagrada, os vinte e quatro anciãos constituem um único povo. Já não há barreiras entre Israel e a Igreja; de ambos, fez Deus uma única grei (Efésios 2.14). Judeus e gentios, agora, somos a noiva do Cordeiro.

Não são poucas as tarefas dos vinte e quatro anciãos. Vestidos de branco e trazendo, na cabeça, coroas de ouro, tributam eles glória e honra ao que se acha assentado no trono e ao Cordeiro (Apocalipse 4.10). Eles se acham entre os seres viventes, bem junto à majestade divina (Apocalipse 5.6). Foi um dentre eles quem consolou o Evangelista, quando este chorava, por não haver ninguém, quer nos céus, quer na terra, digno de desatar os selos do livro: “Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e seus sete selos” (Apocalipse 5.5). Perante o trono estão sempre atentos a referendar os atos de Deus: “Vi e ouvi uma voz de muitos anjos ao redor do trono, dos seres viventes e dos anciãos, cujo número era de milhões de milhões e milhares de milhares, proclamando em grande voz: Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, a riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor” (Apocalipse 5.11, 12).

Juntamente com os quatro seres viventes, os anciãos acham-se no mais alto posto de adoração a Deus. Aqueles representam os céus; estes, a terra: “Os vinte e quatro anciãos e os quatro seres viventes prostraram-se e adoraram a Deus, que se acha sentado no trono, dizendo: Amém! Aleluia! (Apocalipse 19.4). Os vinte e quatro anciãos, por conseguinte, são os doze patriarcas das tribos de Israel e os doze apóstolos do Cordeiro.

Por, Claudionor de Andrade.

One Response to Quem são os 24 anciãos de Apocalipse?

  1. Jose Novais de oliveira disse:

    Muito produtivo seu comentário Reverendo.muito produtivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Google Translate »