Que tipo de solo eu sou?

Que tipo de solo eu souTomemos Marcos 4.1-9 como base para este texto. Todos nós somos um terreno diante de Deus. A minha casa, família, ministério é um solo. E que tipo de solo é a sua vida? O semeador é Jesus. A maneira como reajo a Palavra de Deus determina o efeito que ela fará à minha vida. Até onde estou disposto a mudar? Em Tiago diz que não posso ser somente ouvinte, mas também praticante.

Jesus, no seu ministério, tinha ensinos valiosos. Esta parábola é um deles. Na ida do semeador, sementes foram perdidas no meio do caminho. Existem alguns solos que podemos citar:

1) argiloso – um solo que a água não consegue penetrar. Ela bate, mas ele é impermeável. Como está seu coração? A sua família? E você? A água é um dos símbolos do Espírito Santo. Quando Ele vem, você o recebe como? Tem pessoas que não conseguem se abrir para o agir do Espírito Santo. Qual foi a última vez que você se quebrantou na presença de Deus? A Igreja de Éfeso deixou seu primeiro amor. O primeiro amor é aquele enorme desejo de estar na presença de Deus. Nós podemos maquiar. Nós podemos criar uma imagem espiritual, mas Deus conhece aonde Ele tem acesso para entrar. A água consegue ir aonde ninguém consegue ir. É difícil parar a água. As grandes represas e hidroelétricas existem para isto. Que tipo de solo é o seu?

2) árido – este, por ausência de chuva, não produz nada. É um deserto. É seco. Você não consegue encontrar nada. É sol quente o tempo todo nele. Tem pessoas que estão assim – secas. Nada produz. Nada acontece de novo. Ninguém tem prazer de andar com este tipo de pessoa. Não consegue ter afeto com os filhos, não consegue sorrir.

3) orgânicos – este, é o que mais favorece o desenvolvimento de vidas. De plantas e outras coisas mais. Tudo o que você planta nele, floresce. Tudo o que você planta, produz. É aquele que está pronto para receber coisas novas. É o solo que o Espírito Santo tem prazer de agir e trabalhar. Este solo está sempre aberto para o novo. Está sempre pronto para ser tratado.

Tem gente que não quer mudar. Tem gente que não aceita ser mudada. Quando você lida com pessoas que aceitam ser tratadas, e que aceitam receber o novo, você vê a ação do Espírito Santo na vida da pessoa. Por que Deus quer me tratar? Por que Ele quer me usar. Plantas e árvores necessitam de treze elementos essenciais para produzir. Se você as planta num solo bom, ela cresce, mas desde que tenha estes treze nutrientes. Por mais que o meu solo seja bom, ele sempre vai precisar de algo mais. Por mais que o meu solo seja bom, ele vai precisar ser arado. Isto para que aja valas para que a semente entre e tenha como produzir.

Quando me permito se tratado pelo Senhor, estarei aberto para receber coisas novas. Ser arado nem sempre vai ser um processo bom, mas vai ser doloroso. É aquela prova que você entra nela, sem saber porque. Mas ela está te amadurecendo. Ela está fazendo você depender mais de Deus. Se Deus está me arando, é porque Ele quer colocar sementes novas. Não fuja do tratamento, pois nem sempre vamos entender tudo o que você faz. Ele sabe que o processo é necessário, para que coisas novas surjam na sua casa, na sua família, no seu ministério.

Às vezes estamos fechados para receber o que é novo. Ou que Ele aja somente em uma área. O que Ele quer fazer, quer fazer no todo. Jeremias vê o oleiro tratando do vaso. E a pergunta de Deus é: não poderei eu, fazer o mesmo com a casa de Israel? Deus me chama de barro, para me dizer que eu posso ser quebrado e ser refeito. Mas esta ação só se dá, se o barro se permitir ir para a roda.

O vaso não escolhe a maneira como será trabalhado e nem o tempo. Ele é barro e ponto final. Se o meu solo é bom, devo entender que Deus tem a liberdade para trabalhar a terra, para que ela esteja pronta para receber a semente. Deixe Deus tratar a sua casa, a sua família, o seu ministério. Mesmo que o teu solo seja bom, sempre existirá algo para ser tirado. Coisas que podem prejudicar a plantação. Tem algumas coisas que preciso arrancar. Isto é pessoal. É uma decisão particular. Se não conseguir reconhecer que, além da ação do semeador, eu preciso tomar algumas ações. Se não for assim, a semente pode até ser lançada, mas não vai produzir. A pessoa pode matar a semente dentro dela. Como? Com as ações contrárias aquilo que Deus ministrou!

Temos dificuldades de fazer coisas, e queremos que Ele aja. Mas Ele só vai agir se você permitir. Não podemos ser assim. Incoerentes. Você precisa conviver para ver se é uma boa terra. Preciso atrapalhar tudo aquilo que atrapalha a semente agir. O tempo do crescimento da semente, não depende do solo, depende da semente. Nem tudo vai acontecer no seu tempo e no teu jeito. Reconheça que tipo de solo você é.

Nada acontece de novo em sua casa? Em sua família? A ação do Espírito Santo pode reverter isto! Não existe solo que Ele não possa agir e operar. Não existe coração que Ele não possa tratar. Por mais que você seja uma benção, Deus está disposto a te tratar e te melhorar. Não se contente com o seu solo. Existe mais de Deus para a sua vida. Mas só acontece para quem está aberto.

O desejo de Deus é olhar para você e nos vê acessível a tudo aquilo que Ele tem para dar e fazer. Que o Espírito Santo de Deus saiba que estamos disponíveis para ser tratados. Por que algumas pessoas crescem mais do que outras? Deus faz acepções de pessoas? Não. É porque alguns aceitam ser tratados. Outros não. Não deixe de usufruir o que Deus tem para você. Só vive o novo quem se permite ser tratado.

Por, Alex Pinheiro Soares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Google Translate »