Quanto tempo durou o reinado de Saul?

Sobre o reinado de Saul, idade dele, seu filho e neto, pesquisei e encontrei em diversas referências tempos diferentes de reinado: 1 ano, 2, 12 e até 42 anos. Qual é o correto?

Quanto tempo durou o reinado de SaulNão existe dúvida, na mente e no coração do cristão verdadeiro, de que a Bíblia é a inspirada e inerrante Palavra de Deus (2 Timóteo 3.16), mas por vezes nos encontramos diante de textos que nos são por demais difíceis de serem compreendidos, o que é bem natural, pois até o apóstolo Pedro falou de pontos difíceis de serem entendidos nos conteúdos das missivas paulinas (2 Pedro 3.16).

O teólogo Agostinho dizia que a Bíblia era um livro sem falhas e que, caso alguém encontrasse nela algum tipo de erro, isso se devia ao erro do lado humano, como tradução mal feita, grafia inexata, interpretação forçada, má compreensão de quem a estuda e falsa aplicação dos sentidos do texto. Ele dizia que, num caso como esse, o erro poderia ter vindo do copista, tradução mal feita do original ou então da própria pessoa não entender o texto.

Quando lemos Atos 13.21 fazendo ligação com 1 Samuel 8.5, 10.1 e 13.1, estamos diante de um grande conflito pois enquanto o apóstolo Paulo afirma veementemente que Saul reinou sobre Israel durante 40 anos, tal afirmação parece não fazer parte da contextura velhotestamentária.

Percebemos que nas nossas diversas versões o verso 1 do capítulo 13 de 1 Samuel vai aparecer mudado. Veja: “ Um ano tinha estado Saul em seu reinado…” (RC); “Um ano reinara Saul em Israel…” (ECA); “Um ano reinara Saul em Israel. No segundo ano do reinado sobre o seu povo” (RA); “Quando Saul estava em seu segundo ano de ter sido proclamado rei sobre o reino de Israel…” (PESHITTA); Um ano reinara Saul em Israel. No segundo ano do seu reinado sobre o povo” (STUTTGARTENSIA); Na Septuaginta, não começa o texto pelo versículo 1, mas pelo dois.

Essas variações deixam bem claro que tal texto sofreu algum tipo de corrupção, motivo pelo qual diversas conjecturas foram se formando ao longo do tempo, envolvendo teólogos e exegetas importantes, como no caso de Orígenes, que afirmou que Saul tinha reinado 30 anos e o historiador Flávio Josefo, que assegura que Saul reinou por 18 anos antes da morte de Samuel, e por 22 anos depois de seu falecimento, que na sua totalidade corresponde a 40 anos.

Os críticos textuais dizem que talvez houvesse qualquer tipo de equívoco, outros afirmam que talvez o autor não tivesse todas as informações precisas sobre os anos de reinado de Saul, por isso não colocou um número específico.

O teólogo Willian Robertson Nicoll fez uso de várias combinações de referências bíblicas para mostrar que a citação de Paulo em Atos 13.21 foi baseada na tradição judaica, pois uma análise meticulosa delas prova que é impossível Saul ter reinado 40 anos (1 Samuel 7.2; 2 Samuel 6.7; 2 Samuel 5.4; 1 Samuel 17.33). Ele diz que tanto os textos massoréticos como a tradução da Septuaginta estão corrompidos; sendo assim, surgem as mais diversas deduções para o tempo do reinado de Saul, apresentando os seguintes anos: 1, 2, 22, 32, 42.

A tradição judaica Yerushalmi diz que Saul reinou dois anos, o Talmude Babilônico e a Seder Olam Rabbah fala de Saul reinando por um espaço de três anos. Baseado em outras deduções, alguns teólogos chegam a dizer categoricamente que o reinado de Saul durou dois anos, desde 2883 A.M. a 2885 A.M.

Seguindo a tradição judaica, a qual foi falada por Paulo, tal período era deduzido no uso do Velho Testamento, pois quando Saul se tornou rei ele era apenas um moço (1 Samuel 9.2); e quando ele faleceu, Isbosete, seu filho mais novo, tinha 40 anos de idade (1 Crônicas 8.33; 2 Samuel 2.10).

Que fique certo: nossas Bíblias não têm uma definição categórica da duração do reinado de Saul, e as duas fontes que temos não apresentam seguridade nesse particular. Dessa forma, Paulo fez a sua citação dos 40 anos baseada na tradição, revelando sua simpatia aos aspectos judaicos; ele não queria criar conflito no seu discurso perante seus ouvintes, visto que seu objetivo maior era conduzi-los ao conhecimento do Messias, pois a cronologia não interferia na autoridade da revelação divina, especialmente em sua salvação.

Por, Osiel Gomes.

2 Responses to Quanto tempo durou o reinado de Saul?

  1. Leon Alves disse:

    Gostaria de saber mais sobre o assunto.

  2. Joeli disse:

    Detalhe: Quem escreveu Atos foi Lucas e não Paulo…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Google Translate »