Qual era o nome do sogro de Moisés?

A Bíblia registra três nomes: Reuel (Êxodo 2.18; Números 10.29), Jetro (Êxodo 4.18) e Hobabe (Juízes 4.11). Afinal, qual deles é o verdadeiro nome do sacerdote midianita, pai da esposa de Moisés?

Qual era o nome do sogro de MoisésMais conhecido pelo conselho que deu a Moisés, para que este se aliviasse delegando parte da pesada carga de julgar todas as causas dos hebreus, o sogro de Moisés é mencionado na Bíblia por três nomes: Jetro (Êxodo 4.18), Reuel (Êxodo 2.18; Números 10.29) e Hobabe (Juízes 4.11).

A Bíblia menciona o sogro de Moisés pela primeira vez chamando-o de Reuel (Êxodo 2.16-18), quando as filhas destes voltam do campo mais cedo e contam ao seu pai o benefício que Moisés lhes fizera, livrando-as dos pastores que as oprimiam. Logo em seguida, em Êxodo 3.1, a Bíblia descreve Moisés cuidando do rebanho de Jetro, seu sogro.

Veremos na Bíblia as menções ao nome do sogro de Moisés serem alternadas por estes dois nomes que guardou entre si interessante pertinência. Enquanto Jetro significa “excelência”, “superior”, Reuel quer dizer “amigo de Deus”. De fato, há algo mais excelente do que ser amigo de Deus? Reuel era o nome natural do sogro de Moisés. Jetro era um nome mais ligado à sua função sacerdotal.

Outro nome também atribuído ao sogro de Moisés é Hobabe (Juízes 4.11). Apesar de algumas tradições islâmicas dizerem que Hobabe era outro nome de Jetro, vemos que em Números 10.29 um indicativo de que se tratava de um filho de Reuel, logo cunhado de Moisés. Para fortalecer esse posicionamento, alguns estudiosos ressaltam que o termo hebraico hoten, que aparece em Juízes 4.11, pode ser que designasse parente por afinidade, sogro, cunhado, etc (Strong). Dessa forma, se entenderia a aparente discordância entre os textos de Números 10.29 e Juízes 4.11, pois, na verdade, sogro poderia ser entendido por cunhado, uma vez que o termo em hebraico pode ser usado para ambos. Há divergências entre os eruditos quanto a esse entendimento, mas ele é aceitável porque harmoniza os três nomes atribuídos ao sogro de Moisés no contexto. A aparente divergência quanto à naturalidade de Héber e Hobabe é pacificada quando vemos que não há problemas em Héber ser queneu, se entendermos os queneus como uma subtribo dos midianitas.

Reuel era um sacerdote em Midiã. Não há detalhes sobre sua religião, mas é provável que nela havia traços da crença do pai dos midianitas, Abraão. A revelação e codificação da crença no Deus verdadeiro veio a Moisés e Jetro a abraçou, quando conheceu o poder de Yahweh (Êxodo 18.9-12), bem ao contrário dos críticos que afirmam a infundada versão de que Moisés fundamentou sua crença em postulados da religião de Midiã praticada por Reuel. A Septuaginta chama de Jetro o sacerdote de Midiã na sua primeira menção na Bíblia (Êxodo 2.16), talvez por sua forte ligação com o ofício do sacerdote Reuel, pois o nome-título Jetro só aparece em Êxodo 3.1.

Reuel e Jetro são a mesma pessoa, não restam dúvidas: Reuel é sacerdote de Midiã e pai de Zípora (Êxodo 2.16-21). Zípora é mulher de Moisés, filha de Jetro (Êxodo 4.18-25). Jetro é sacerdote de Midiã e sogro de Moisés (Êxodo 18.1).

Hobabe é chamado de filho de Reuel em Números 10.29. Como não restam dúvidas de que Jetro e Reuel são a mesma pessoa, é mais aceitável que Hobabe seja realmente filho de Reuel, portanto cunhado de Moisés.

Por, Jossy Soares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Google Translate »