O primeiro líder da igreja foi Pedro ou Tiago?

“É correto dizer que Pedro foi o líder da Igreja Primitiva ou essa função foi de Tiago?”

O primeiro líder da igreja foi Pedro ou TiagoPor ocasião da 18ª Jornada Mundial da Juventude, que ocorreu na cidade do Rio de Janeiro, o Papa Francisco deu início ao seu discurso de boas vindas com as seguintes palavras: “Quis Deus na sua maravilhosa providência que na primeira viagem internacional do meu Pontificado me consentisse voltar à amada América Latina, precisamente ao Brasil, nação que se gloria de seus sólidos laços com a Sé Apostólica e dos profundos sentimentos de fé e amizade que sempre a uniram de modo singular ao Sucessor de Pedro. Dou graças a Deus pela sua benignidade” (os itálicos são meus).

O que faz o Papa acreditar de fato no mito de que é o sucessor de Pedro?

A crença católica se fundamenta na tradição de que o apóstolo Pedro supostamente teria sido o primeiro líder da Igreja, consequentemente o primeiro Papa. A tradição católica defende que o apóstolo Pedro, logo após o término do seu episcopado em Antioquia, se tornou o primeiro bispo de Roma. Para a doutrina católica, Pedro teria ido a Roma logo após a sua libertação da prisão em Jerusalém (Atos 12) e tempos depois teria voltado para participar nessa mesma cidade do primeiro Concílio da Igreja.

Sem dúvida, essa é a principal excrescência do catolicismo romano. A razão é bastante simples: de acordo com a Bíblia, Tiago e não Pedro foi quem liderou a igreja apostólica nos seus primórdios. De acordo com a Enciclopédia Virtual Wikipedia, “Tiago, o justo, morto em 62 d.C., também conhecido como Tiago de Jerusalém, Tiago Adelfo ou ainda Tiago, o irmão do Senhor, foi uma importante figura nos primeiros anos do cristianismo. Tiago, o Justo, era o líder do movimento cristão em Jerusalém nas décadas seguintes à morte de Jesus”.

Da fato, o livro de Atos dos apóstolos põe em evidência essa liderança de Tiago na Igreja Primitiva: “Então toda a multidão se calou e escutava a Barnabé e a Paulo, que contavam quão grandes sinais e prodígios Deus havia feito por meio deles entre os gentios. E, havendo-se eles calado, tomou Tiago a palavra, dizendo: Homens irmãos, ouvi-me: Simão relatou como primeiramente Deus visitou os gentios, para tomar deles um povo para o seu nome. E com isto concordam as palavras dos profetas: como está escrito: Depois disto voltarei, e reedificarei o tabernáculo de Davi, que está caído, levantá-lo-ei das suas ruínas, e tornarei a edificá-lo. Para que o restante dos homens busque ao Senhor, e todos os gentios, sobre os quais o meu nome é invocado, diz o Senhor, que faz todas as coisas, conhecidas são a Deus, desde o princípio do mundo, todas as suas obras. Por isso julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus. Mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da fornicação, do que é sufocado e do sangue” (Atos 15.12-20).

O próprio Pedro reconhece esse fato quando, logo após a sua libertação da prisão, manda comunicar o fato a Tiago: “Ele, porém, fazendo-lhes sinal com a mão para que se calassem, contou-lhes como o Senhor o tirara da prisão e acrescentou: Anunciai isto a Tiago” (Atos 12.17).

Esse posto de proeminência de Tiago na igreja apostólica também é documentado por Josefo, um dos grandes historiadores da igreja e contemporâneo dos cristãos primitivos. Na sua Magnus Opus, a obra História dos Hebreus (publicada no Brasil pela CPAD), Josefo mostra como até mesmo as autoridades viam em Tiago a liderança da igreja apostólica.

Após falar de Anano, um dos líderes da seita dos saduceus, Josefo escreve: “Ele aproveitou o tempo da morte de Festo, e Albino ainda não havia chegado, para reunir um conselho diante do qual fez comparecer Tiago, irmão de Jesus chamado Cristo, e alguns outros; acusou-os de terem desobedecido à leis e os condenou ao apedrejamento. Esse ato desagradou muito a todos os habitantes de Jerusalém, que eram piedosos e tinham verdadeiro amor pela observância das nossas leis”.

Ficamos, portanto, com a verdade bíblica e as palavras do ex-sacerdote católico Aníbal Pereira dos Reis: “Pedro nunca foi papa e nem o Papa é Vigário de Cristo”.

Por, José Gonçalves.

10 Responses to O primeiro líder da igreja foi Pedro ou Tiago?

  1. Sola disse:

    É engraçado ver como as seitas agem, aparecem 1500 anos depois e começam a “cagar regra”, vamos lá.

    A autoridade de Pedro> E, havendo grande contenda, levantou-se Pedro e disse-lhes: Homens irmãos, bem sabeis que já há muito tempo DEUS ME ELEGEU DENTRE NÓS, para que os gentios ouvissem da minha boca a palavra do evangelho, e cressem.
    (Atos 15:7)

    Outro exemplo da autoridade de Pedro é visto em Atos 1,15-26, onde o mesmo presidiu a eleição de Matias para ocupar o lugar de Judas Iscariotes.

    Sobre o primado de Pedro, isso é claro em Mt 16,18: Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;

    (Mateus 16:18)

    A palavra usada é “Cefas”, e foi repetida “és Cefas, e sobre esta Cefas” mostrando claramente que a pedra era Pedro.

    Em aramaico o termo é “Kepha” e é repetido 2 vezes, isso pode ser observado na bíblia peshitta.

    1ª frase) Bem-aventurado és TU, Simão, filho de Jonas (…)
    2ª frase) Pois também eu TE digo:
    3ª frase) TU és ‘KEFFA’ (=’Pedro’, ‘pedra’; e não: ‘Evna’, ‘Pedrinho’, ‘pequena pedra’)
    4ª frase) e sobre ESSA ‘KEFFA’ (=’pedra’) edificarei a minha Igreja (…);
    5ª frase) e eu TE darei as chaves do Reino dos Céus;
    6ª frase) e tudo o que TU ligares na terra será ligado nos céus;
    7ª frase) e tudo o que TU desligares na terra será desligado nos céus.

    Pedro é referido como ‘Cefas'(que quer dizer Pedra no aramaico transliterado) diversas vezes:

    João 1,42
    1 Coríntios 1,12
    Gálatas 2,9

    Fica claro que Jesus se referia a Pedro, só os protestantes creem que Cristo disse “es Pedro, e sobre mim mesmo edificarei a minha igreja” é de rir.

    Outra objeção tosca feita por seitas é que no grego Petrus é pedregulho, nada mais falso, visto que pedregulho no grego koiné é “lithos”.

    Vamos aos fatos:

    Pedro foi o único apóstolo a receber as chaves dos céus
    Pedro é o apóstolo mais citado na bíblia
    Pedro foi o primeiro a receber gentios na igreja
    Pedro foi confiado por Jesus para apascentar sua ovelhas
    Pedro na maioria das vezes, é citado primeiro nas listas
    Pedro foi o primeiro a ver Cristo ressuscitado(1Cor 15,5)

    O primado de Pedro é evidenciado por vários cristãos primitivos, tanto seu primado quanto a sua presença em Roma:

    Clemente Romano

    “ele próprio [Pedro], em razão de seu imenso amor para com os homens, tendo chegado até Roma, clara e publicamente testemunhando, em oposição ao maligno que resistiu a ele, que há de ser um bom rei sobre todo o mundo, ao salvar os homens por sua doutrina inspirada por Deus, Ele mesmo, pela violência, trocou a presente existência pela vida eterna.” (Epístola de Clemente de Tiago)”

    Eusébio de Cesaréia

    “[…]quanto a Lino, cuja presença junto dele [do Apóstolo Paulo] em Roma foi registrada na 2ª carta a Timóteo [cf. 2Tm 4,21], depois de PEDRO FOI O PRIMEIRO A OBTER ALI O EPISCOPADO, conforme mencionamos mais acima.” (Eusébio Bispo de Cesaréia – HE,IV,8 – 317 d.C)”

    Santo Inácio de Antioquia(107 d.C.)

    “assim como a presença de Cristo Jesus também nos assegura a presença da IGREJA CATÓLICA. Sem o bispo, não é permitido nem batizar nem celebrar o ágape. Tudo, porém, o que ele aprovar será também agradável a Deus, para que tudo quanto se fizer seja seguro e legítimo.”
    (Aos Esmirniotas, Capítulo VIII)

    “A Igreja de Deus que vive como estrangeira em Esmirna, para a Igreja de Deus que vive como estrangeira em Filomélio e para todas as comunidades da santa Igreja católica que vivem como estrangeira em todos os lugares. Que a misericórdia, a paz e o amor de Deus e de nosso Senhor Jesus Cristo sejam abundantes.”
    (Martírio de São Policarpo de Esmirna)

    Santo Agostinho(354-430)

    “Se considerarmos a ordem dos bispos que estão sucedendo, mais certo e consideradamente fazemos em contar a partir de Pedro, figura da Igreja inteira, a quem o Senhor disse: Sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão. A Pedro sucedeu Lino, Clemente Anacleto, Evaristo, Sixto, Telesforo, Higino, Aniceto, Pio, Sotero, Alexandre, Victor, Zeferino, Calixto, Urbano, Ponciano, Antero, Fabiano, Cornélio, Lúcio, Estêvão, Sisto, Dionísio, Félix, Eutiquiano, Caio, Marcelo, Eusébio, Melquiades, Silvestre, Marcos, Júlio, Libério, Dâmaso, Siricio, Anastásio.” (Carta 53, A Generoso, 1,2-2)

    Pra sua tristeza, Pedro foi papa sim, e o papa é vigário de Cristo.

    • Rafael Fernandes disse:

      “Pedro foi o único apóstolo a receber a chave dos Céu”…
      kkkkkkkkkkkkkk…

      essa foi boa!!!

  2. Tiago Vinicius disse:

    Certamente essa garota que comentou acima não sabe dicernir as escrituras.Pedro dizer que o Senhor o colocou palavra pregoar o envangelho aos gentios,ele de maneira nenhuma afirmou ser o lider,entenda bem,Pedro pregava aos gentios e aos judeus,podemos ver isso quando ele foi mandado por Deus para Cesareia,e se você não percebeu,o Cornélio não era Judeu.Onde quero chegar é que pedro só disse que era o unico entre os colunas de jerusalem que pregava também aos gentios.

  3. Dione Dimarco disse:

    Nossa ….escreveu e nada do que disse une Pedro a papado nem mesmo a ICar que veio mais de 200 anos depois. ..Esses papas que vc cita irmão kkkk pura especulação. … mesmo que Pedro seja o líder da igreja primitiva o que tem a ver com papado? Não sejam mentirosos…

  4. Antonio disse:

    Acontece que: a igreja católica apostólica ROMANA, fez e desfez, criou inúmeros dogmas de acordo com seus interesses e enfiou tudo goela abaixo nos seus seguidores.
    Se você não acredita é excomungado e irá para o inferno, aliás se você faltar uma missa, você já está no inferno.
    Hoje com liberdade de consulta e pesquisa as pessoas não aceitam mais essas imposições e aí a coisa está pegando tanto que o número de dissidentes do catolicismo só aumenta.
    ” Jesus disse: vai vende tudo e segui-me”. Por que a igreja católica não faz isso e ajuda os necessitados?

  5. Viviane dos santos costa Guimarães disse:

    Pedro de fato era o líder da igreja

  6. Viviane dos santos costa Guimarães disse:

    Pedro era de fato o livro da igreja e a chave que Jesus Entrega na mão de Pedro é a chave da igreja

  7. EDMILSON SILVA disse:

    PEDRO FOI O PRIMEIRO BISPO DE ROMA ISSO É INCONTESTÁVEL ENGULA RACIONALISTAS E PROTESTANTES DE 80 MIL SEITAS

  8. MARCO ANTONIO GOMES disse:

    PARA UNS É SÃO PEDRO, PARA OUTROS S.TIAGO O JUSTO…PARA OUTROS O LÍDER CONTINUA SENDO S.JOÃO BATISTA, E PARA A IGREJA SECRETA FOI SANTA MARIA MADALENA, A HERDEIRA DOS CONHECIMENTOS SECRETOS DOS ESSÊNIOS( A GNOSE), MAS O IMPORTANTE..É QUE DIZ JESUS; AMAI O TEU DEUS DE TODO O CORAÇÃO…..E FAZEI O BEM AO SEU PRÓXIMO…..

  9. Valdecir f chagas disse:

    Valdecir dis muitos eguinorantes batem forte no assunto Pedro primeiro papa esquecendo que a Igreja primitiva era apenas os cristãos e a ireja catolica se denominou séculos depois.e apesar de que tiago foi o lider entre os cristãos a igreja católica teve um período curto de pureza e logo logo foi engolido literalmente por ganância e vaidade sem contar o resto dos problemas,e hoje não se ve nem rastos daquela igreja do princípio, começando por Constantino que criou as imagens que até então ninguém no cristianismo adoravam e sem falar no século 7 que Carlos magno ressuscitou o dízimo e saindo totalmente de tudo aquilo que Jesus e os apóstolos ensinaram mas paro por aqui se alguém ler e quiser responder se sinta a vontade mas na igreja que sirvo a Deus nem pedro nem thiago nem papa nem um pastor da terra e lider aqui é o senhor Jesus e nos somos todos ovelhas do seu rebanho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Google Translate »