É melhor estar nas mãos de Deus

É melhor estar nas mãos de DeusO texto de 1 Samuel 1.1-8 conta a história de Elcana. Começa contando a sua geração. Isso significa que era um homem de influência. Ana era uma pessoa totalmente dominada por Penina. Esta fazia o que queria com Ana. Era muito fácil Penina irritar Ana. Ana estava nas mãos de Penina. Mas nada pode estar nos dominando. Nada pode tirar de nós o prazer de adorar ao Senhor. Ana estava sendo afetada profundamente na sua alma por Penina, mas Deus deu o livramento a Ana, quando a fez fecunda.

Tem gente presa por Penina também. Quem sabe, pelo gerente, pelo patrão… Muitas coisas podem te tirar o prazer de viver. Eu prefiro estar nas mãos de Deus. E temos três verdades neste texto:

1. Não demore a buscar a Deus. Quantos anos Ana demorou para buscar no Senhor uma solução para aquela situação? Todo o ano eles subiam para adorar em Jerusalém. Poderia estar pensando que uma hora Penina pararia. Até que Ana deu um basta e começou a buscar o socorro de Deus. Não demore. Não tente resolver com a sua força, com a sua capacidade. Imagino que o estado emocional de Ana estava um bagaço. Não empurre com a barriga. Busque hoje uma saída.

2. Não se contente com paliativos. Paliativos são alternativas. Paliativo não é aquilo que quero, é o que posso. Elcana dava porção dobrada a Ana. Isto era importante, mas o que ela queria era filhos. E se você pode ter o melhor de Deus, busque isto! Não se contente com coisa pouca se você pode ter o melhor de Deus na sua vida. Ana não estava orando por porção dobrada, por amor de Elcana, estava orando por Samuel.

3. As aflições devem ser motivo para se buscar o melhor de Deus. Aquilo que você está passando não deve ser motivo para fazer você parar, mas deve ser motivo para se buscar o melhor de Deus. Ela fez de sua aflição um motivo para buscar mais ao Senhor. Ana se levantou. Ainda que você esteja triste, diga: eu vou buscar o melhor de Deus par a minha vida. E porque é melhor estar nas mãos de Deus?

a) Porque nas mãos do Senhor há misericórdia (2 Samuel 24.14). Há misericórdia de Deus na sua vida. Não fique se condenando por algo que você fez no passado! É muito bom conhecer a Deus!

b) A mão do Senhor é forte (Êxodo 3.19). Tem gente que acha que a situação dele é tão difícil, que acha que não tem mais jeito. Mas Deus pode entrar com providência, e vai te arrancar desta situação. A mão do Senhor é capaz de tirar de qualquer lugar. Não tem nenhuma situação que possa resistir a mão de Deus.

c) A mão do Senhor nos sustenta nas fraquezas (Salmos 37.24; Isaías 41.13). Se a sua situação é esta, querendo largar tudo, de esmorecimento, de fraqueza. A mão forte do Senhor te traz um novo ânimo, um novo gás. Nós precisamos da ajuda de Deus. Nos textos de Salmos e Isaías Deus se prontifica a te ajudar.

d) A mão do Senhor nos restaura (Jeremias 18.6). Ana estava toda machucada. Anos e anos de luta. Mas ela foi restaurada. Depois de Samuel, ainda teve cinco filhos. Uma mulher que não tinha nenhum filho. Um deles foi destinado ser juiz, sacerdote e profeta para sua nação. Foi Samuel. Você conhece algum nome dos filhos de Penina? Chega de apanhar da vida! Você pode ser um vencedor! Deus nunca restaura para fazer pior, mas sempre melhor.

Em 1 Pedro 5.6 diz que existe um tempo para que as coisas aconteçam. O texto de Samuel diz que passou um devido tempo e Ana teve um filho. O poder de Deus pode se manifestar hoje, mas pode se manifestar mais a frente.

Qual é a situação que está te prendendo? Hoje, a mão de Deus pode te tirar disso, mas pode ser depois também. Mas que fique bem claro que eu não preciso estar debaixo da mão de Penina. Existe uma mão que te ajuda, que é poderosa, que te restaura, que te guarda. Saia dessa situação. Saia das mãos de Penina!

Por, Edson de Jesus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Google Translate »