Líderes regionais da Assembleia de Deus traçam planos

Projetos da Umadene, Elads e Umadnorte focam unidade e evangelismo

Líderes regionais da AD traçam planosEm maio, as principais lideranças assembleianos do Norte, do Nordeste e do Sul reuniram-se em suas respectivas regiões para discutir projetos visando à unidade e à expansão do Reino de Deus nessas três regiões do país.

As lideranças assembleianas da Região Nordeste se reuniram no dia 19 de maio para analisar diversas pautas de interesse da denominação naquela região. O encontro da União de Ministros das Assembleias de Deus sediadas nos Estados do Nordeste (Umadene), sob a liderança do seu presidente, o pastor José Carlos de Lima, líder da AD em João Pessoa (PB), ocorreram nas dependências do templo-sede da Assembleia de Deus no Estado de Pernambuco, na capital Recife, liderada pelo pastor Aílton José Alves.

Na reunião, as lideranças nordestinas deliberaram acerca de diversos assuntos, com destaque para os detalhes para a próxima Assembleia Geral da Umadene, que foi agendada para os dias 10 a 12 de agosto, no templo-sede da Assembleia de Deus Bela Vista, na cidade de Fortaleza (CE), igreja conduzida pelo pastor José Teixeira Rêgo Neto. Outro assunto colocado em pauta foi a próxima Assembleia Geral Ordinária (AGO) e a eleição da Mesa Diretora da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB), previstas para abril de 2017.

O presidente da CGADB, pastor José Wellington Bezerra da Costa, chegou ao final da reunião para confraternizar-se com os lideres da Umadene. O final do encontro também foi marcado por um almoço especial servido pela igreja pernambucana aos pastores da diretoria, comissão jurídica e os assessores da Umadene e das convenções regionais.

No Sul do Brasil, os convencionais da União de Ministros das Assembleias de Deus da Região Sul (Umadersul), sob a liderança do pastor Ival Teodoro da Silva, líder da AD em São José dos Pinhais (PR) e 1º vice-presidente da CCGADB, atenderam à convocação da entidade e reuniram-se na cidade de Guaratuba (PR), no litoral paranaense, para realizar o seu 20º Encontro de Líderes, denominado ELADS (Encontro de Líderes das Assembleias de Deus da Região Sul).

O encontro, ocorrido de 16 a 19 de maio, teve como tema Cristo como modelo de liderança e reuniu 330 obreiros, sendo 129 do Estado do Paraná; 101 do Rio Grande do Sul e 100 de Santa Catarina, os quais se inscreveram juntamente com as suas esposas, que participaram do encontro da União das Esposas de Ministros das Assembleias de Deus da Região Sul (Uemadersul), que ocorreu paralelamente ao ELADS.

O pastor Nirton dos Santos, um dos fundadores da Umadersul e presidente de honra da AD em Blumenau (SC), participou das reuniões, cujos preletores foram os pastores David Baptista de Mattos, líder da AD em Viamão (RS), que abordou o tema Liderança; e o pastor Messias dos Santos (SC), que falou sobre Jesus, o paradigma do discipular e Tempos que exigem posturas radicais na defesa da fé. As palestrantes para o público feminino foram as irmãs Celeste Albertina (SC) e Belmira Batista (RS). O presidente do 20º ELADS, pastor Ival Teodoro, salientou a unidade entre os convencionais. “É uma oportunidade maravilhosa. Além dos estudos bíblicos, fortalecemos cada vez mais os nossos laços de amizade”, afirmou.

Durante o encontro, ocorreu a eleição da nova diretoria da Umadersul, que ficou assim definida: Pr. João Ceno Ohlweiler (SC), presidente; Pr. Adalberto dos Santos Dutra (RS), 1º vice-presidente; Pr. Perci Fontoura (PR), 2º vice-presidente; Pr. Ezequiel Machado (SC), 1º secretário; Pr. Juvenal Baptista Matos Filho (RS), 2º secretário; Pr. Daniel Sales Acioli (PR), 3º secretário; Pr. Genoval da Silva (SC), 1º tesoureiro; Pr. Joel Michel (RS), 2º tesoureiro; e Pr. Izaías Rodrigues Porto (PR), 3º tesoureiro.

Também houve eleição para a nova diretoria da Uemadersul, e o resultado do pleito definiu o seguinte quadro: Daísa Pereira Angewicz (SC), diretora; Lucena Dutra (RS) , 1ª vice-coordenadora; Roseli Santos Fontoura (PR), 2ª vice-coordenadora; Marlize Machado Rosa (SC), 1ª secretária; Eunice Ivete de Souza (RS), 2ª secretária; Evandina Pagani Acioli (PR), 3ª secretária; Janice Máximo (SC), 1ª tesoureira; Vera Azeredo (RS), 2ª tesoureira; e Edna das Neves Porto (PR), 3ª tesoureira. Ambas diretorias foram empossados no encerramento do 20º ELADS.

O Estado de Santa Catarina hospedará em 2017 a 21ª edição do Encontro de Líderes das Assembleias de Deus no Sul.

As lideranças da Região Norte reuniram-se em Roraima (RR), no templo-sede da Assembleia de Deus liderada pelo pastor Isamar Pessoa Ramalho, que recepcionou os obreiros no dia 17 de maio para a realização da plenária ordinária da Umadnorte, ocasião em que aconteceu a posse da nova diretoria para o período de 2016 a 2018.

Os líderes que compareceram à plenária foram os pastores Luiz Cézar Mariano (RJ), presidente do Conselho Fiscal da CGADB; Pedro Abreu de Lima (AC), presidente da CEIMADAC; Lucifrancis Barbosa Tavares (AP), presidente da CEMEADAP; Nelson Luchtenberg (RO), presidente da CEMADERON; Jônatas Câmara (AM), presidente da CEADAM; Gedeão Granjeiro Fernandes de Menezes, presidente da CEADTAM; Raimundo Carlos Soares (PA), secretário da Convenção da Igreja Mãe das Assembleias de Deus no Brasil (CIMADB-PA); e Nivaldo dos Anjos Silva (PA), vice-presidente da COMIADEPA.

A União de Ministros das Assembleias de Deus do Norte (Umadnorte) é um Conselho Regional do Norte, constituído por um membro de cada Convenção Regional de cada Estado da região, indicado pela mesma, que se reúne após a Assembleia Geral Ordinária da CGADB, entre outras coisas, com o objetivo de escolher e dar posse à diretoria. Atualmente, a diretoria tem a seguinte configuração: pastores Isamar Pessoa Ramalho, presidente; Lucifrancis Barbosa, secretário; Gedeão Grangeiro Fernandes de Menezes, tesoureiro; e os demais membros que atuaram como vogais.

O conselho tem por finalidade trabalhar na promoção da paz e da harmonia entre as igrejas e obreiros da região; é um braço da CGADB que aprecia os casos enviados pela Mesa Diretora, emitindo parecer; ainda objetiva encaminhar à Mesa Diretora relatório anual das atividades na região; e, quando necessário, age para acionar os demais Conselhos Regionais e a Comissão Jurídica através da Mesa Diretora nos processos litigiosos, sendo o setor responsável pela análise criteriosa. Além disso, ele encaminha à Mesa Diretora o parecer para a criação ou não de uma nova Convenção Regional.

Por sua vez, a escolha do presidente do órgão segue um modelo de rodízio, ou seja, mediante indicação e consenso entre os membros das convenções regionais para o mandato de período semelhante ao da diretoria da CGADB. Cumprindo a medida já citada, o nome do pastor Isamar Pessoa Ramalho foi indicado para ocupar a presidência da Umadnorte.

O pastor Isamar Ramalho recebeu com satisfação a indicação de seu nome pelos pastores das ADs do Norte e, consciente dos encargos que tal nomeação traz, manifestou o desejo de buscar o apoio e a unanimidade dos líderes como firme propósito de promover a paz e a unidade na região. Ele ressaltou também o fato de que os pioneiros assembleianos iniciaram as suas atividades na Região Norte e a mensagem pentecostal ramificou-se por todo o Brasil, dando origem à maior denominação evangélica do país, de maneira que a Região Norte deve ser exemplo. Em sua prédica, ao assumir a liderança da entidade, o pastor Isamar Ramalho destacou a necessidade da união entre os obreiros e a divulgação do Evangelho nas partes mais longínquas da região.

“Tenho certeza que juntos poderemos, sim, ajudar no desenvolvimento da denominação em nosso país. Os nossos obreiros apresentam características de desbravadores, não medem esforços e vão às regiões mais longínquas para levar as Boas Novas para as pessoas que necessitam”, enfatizou pastor Isamar. Com o desejo de melhorar ainda mais o trabalho na região, o pastor roraimense estuda um plano de ação conjunta com todos os pastores das regionais, sendo estabelecido a realização da próxima reunião da Umadnorte para o dia 8 de agosto, na cidade de Belém (PA), no templo da Convenção Interestadual de Ministros e Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus no Estado do Pará (COMIEADEPA), liderada pelo pastor Gilberto Marques de Souza.

Por, Eduardo Araújo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Google Translate »