Jesus retornará uma ou duas vezes?

Que duas fases da Segunda Vinda de Cristo são essas? E qual a diferença básica entre elas?

“Estando Ele sentado no monte das oliveiras, chegaram-se a Ele os seus discípulos em particular, dizendo: declara-nos quando serão estas coisas, e qual sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo” (Mateus 24.3).

voltadejesusA Segunda Vinda de Cristo é a doutrina bíblica da esperança do crente, como afirma o apóstolo Paulo, em sua Primeira Carta a Timóteo 1.1 (“E Cristo Jesus, esperança nossa”) e na Carta a Tito 2.13 (“Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da gloria do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo”). O futuro da Igreja do Senhor Jesus Cristo é o seu Arrebatamento ou Rapto, que, é um mistério de Deus (1 Coríntios 15.51) a ser revelado em sua plenitude ao homem somente no momento em que ocorrer.

A Escritura Sagrada apresenta a Segunda Vinda de Jesus Cristo 318 vezes no Novo Testamento. A Volta de Jesus é apresentada como sendo o momento em que Ele aparecerá nos ares (1 Tessalonicenses 4.17); e como ladrão, inesperadamente e em secreto (Mateus 24.43-44); bem como de forma que todo o olho O verá (Mateus 24.30; Atos 1.10-11). Em um trecho das Escrituras, é dito que será um momento de regozijo e em outro, de dor e lágrimas. Não havendo uma medição cuidadosa dos referidos textos, poderia o leitor deduzir que as passagens bíblicas são conflitantes.

Mas, a Bíblia responde corretamente às nossas indagações no tocante à Segunda Vinda do Senhor Jesus, não deixando qualquer sombra de dúvida, apresentando-a em duas fases (dois momentos) distintas, mas como “uma vinda”.

A primeira fase da Segunda Vinda de Cristo envolve o Arrebatamento da Igreja, que espera pelo Mestre fielmente para encontra-lO nos ares (1 Tessalonicenses 3.13; 413-17; 1 Coríntios 15.51-52). Será o início de uma série de eventos que vão ocorrer com a Igreja. Somente os fiéis, vivos e mortos, vão ouvir o toque da trombeta e subirão com Cristo. Nesse momento, Jesus Cristo não virá à Terra (não pisará o solo nem será visto). O mundo estará despercebido, mas ficará sabendo depois, quando as pessoas sentirem falta dos milhões de cristãos que desapareceram da face da Terra. Depois, a Igreja será julgada no Tribunal de Cristo, onde os santos serão avaliados segundo as suas obras para receber o galardão, como escreve o apóstolo Paulo em sua Primeira Carta aos Coríntios 3.11-15. A seguir, os salvos terão acesso à “Sala do Banquete”, à festa das Bodas do Cordeiro, acontecimento norteado pela alegria e júbilo incomparáveis (Apocalipse 19.7). Enquanto isso, na Terra, estarão ocorrendo os eventos da Grande Tribulação, descritos no Apocalipse.

Já a segunda fase da Vinda de Cristo está diretamente relacionada à manifestação física e pessoal de Jesus Cristo, acompanhado de Seus santos e anjos. Esse momento está diretamente relacionado a Israel e às demais nações que sobreviverem ao período da Grande Tribulação. Jesus Cristo descerá sobre o Monte das Oliveiras, em socorro a Israel, que se converterá. Nessa ocasião, a nação de Israel estará cercada pelos seus inimigos (Isaías 52.8). Em seguida, acontecerá o julgamento das nações e a implantação do reino milenar de Cristo (Mateus 25.31-46; Joel 3.2, 12; Zacarias 14.16), período em que a Justiça e a Paz serão realidade. Todo olho o verá.

Resumindo, a Segunda Vinda de Jesus ocorrerá em dois momentos distintos ou fases: a primeira relacionada ao Arrebatamento da Igreja e a segunda diretamente relacionado a Israel, à sua conversão e ao socorro no momento da angústia, além do julgamento das demais nações.

Por, Marcos Liba de Almeida

19 Responses to Jesus retornará uma ou duas vezes?

  1. Maira rocha disse:

    eu ainda nao conseguir entender se somente os salvos q vao ser arrebatados vao ouvir o toque da trombeta no arrebatamento. e se o arrebatamente é antes ou depois da grande tribulação. eu qria pelo amor de Deus q me fosse mostra na biblia com referencia mais claras qdo sera este grnde acontecimento se antes ou depois. e se as pessoas realmente vao desaparecer em um dia normal sem q ninguem consiga perceber o q aconteceu? pois a biblia diz q ele vira com grande alarido.
    desde ja obrigada! e a paz do senhor jesus cristo

    • Francisco Wlademir Galvan disse:

      A paz do Senhor irmã Maria Rocha
      Tentarei de forma objetiva esclarecer a irmã.
      Em 1 Tessalonicenses 4.13 a palavra dormem representa a palavra grega que descreve 14 vezes no Novo Testamento a morte exclusivamente do crente (conforme João 11.11). Não nos dá informação sobre o estado entre a morte e a ressurreição além de informar que que dormir em Cristo garante voltar juntamente com Ele no dia da ressurreição (1 Tessalonicenses 4.14). Tanto em morte como em vida estamos com Ele (1 Tessalonicenses 5.10; Filipenses 1.23), portanto a nossa tristeza é devida somente à separação temporária enquanto a morte do incrédulo é separação eterna (conforme 2 Tessalonicenses 1.9).
      Em 1 Tessalonicenses 4.15, nos versículos 14-18 Paulo apresenta ensino sobre o arrebatamento da igreja. Claramente encontramos: 1) A vinda do Senhor (parousia, ver 2 Tessalonicenses 2.1 – Vinda, literalmente “Presença”. É mencionada 18 vezes no Novo Testamento referindo-se à Segunda Vinda de Cristo. Aqui é identificada com o arrebatamento da Igreja (“nossa reunião”) (conforme 1 Tessalonicenses 4 13-19). Outras palavras usadas para a Vinda do Senhor são: epiphaneia, “manifestação” (versículo 8; 1 Timóteo 6.14; 2 Timóteo 1.10; 4.18; Tito 2.13) e apokalupsis “revelação” (1 Coríntios 1.7; 2 Tessaloncenses 1.7; 1 Pedro 1.7, 13; 4.13). Esta úntima palavra aparece três vezes neste capítulo para indicar o aparececimento do anticristo (versículos 3, 8, 9). – se realiza na descida do Senhor do céu; 2) A ressurreição dos crentes depende da ressurreição de Cristo (versículo 14); 3) Os salvos ressuscitarão antes dos outros acontecimentos ligados com sua vinda (versículo 16; conforme Apocalipse 20.4-6); 4) O encontro com o Senhor, dos mortos e vivos, nos ares significa permanencia no novo corpo glorioso (1 João 3.2, 1 Coríntios 15.51-53) na presença de Cristo que então deve proceder para a terra na companhia dos santos (1 Coríntios 6.2; Apocalipse 20.4)
      Com relação ao momento do “Arrebatamento”, cremos, na Segunda Vinda premilenial de Cristo, em duas fases distintas. Primeira — invisível ao mundo, para arrebatar a sua Igreja fiel da terra, antes da Grande Tribulação; segunda — visível e corporal, com sua Igreja glorificada, para reinar sobre o mundo durante mil anos (1 Tessalonicenses 4.16, 17; 1 Coríntios 15.51-54; Apocalipse 20.4; Zacarias 14.5 e Judas 14).
      Quanto ao “alarido”, ele só será ouvido pelos “salvos”. Acredito que a irmã como serva do Senhor já ouviu Ele falar consigo muitas vezes pessoalmente (não através da pregação, ou de uma profecia entregue por um profeta, etc) mas como se Ele estivesse falando em seu ouvido. Assim será o “alarido” só você ouvira.
      Espero te-la esclarecido, se ainda ouver alguma dúvida, estamos aqui para ajudar. Deus lhe abençoe.

    • Vanda Dilem disse:

      Claro que, os que ficarem saberão imediatamente do arrebatamento; visto que carros se chocarão, queda de aviões e outros; vai ser uma loucura, como pessoas sumindo, ate mesmo os bebes sumindo das barrigas das gestantes.Muitos acidentes; Pode ser que os que ficarem não ouvirão o toque da trombeta, não sei; mais o rapto será em um abrir e fechar de olhos; e a catástrofe será imediata.

  2. maicon lopes disse:

    eu queria que alguem me mostra-se na biblia que a vinda de jesus será invisivel ao mundo…

  3. Francisco Wlademir Galvan disse:

    Irmão leia o nosso “Nisso Creio”, mais precisamente o tópico 11, que diz: Na Segunda Vinda premilenial de Cristo, em duas fases distintas. Primeira — invisível ao mundo, para arrebatar a sua Igreja fiel da terra, antes da Grande Tribulação; segunda — visível e corporal, com sua Igreja glorificada, para reinar sobre o mundo durante mil anos (1 Tessalonicenses 4.16, 17; 1 Coríntios 15.51-54; Apocalipse 20.4; Zacarias 14.5 e Judas 14);

  4. Alex Moraes disse:

    Então pelas suas palavras os incredulos q ficarem na primeira vinda de Cristo terão outra oportunidade de salvação! ?

    • Francisco Wlademir Galvan disse:

      Sim terão oportunidade, mas estará encerrado o tempo da graça e a salvação será por dores, sofrimentos e perseguições em todos os lugares, pois tudo será controlado pelo Anticristo. O Anticristo forçará que a pessoa negue a Jesus ou será morta, como já está fazendo hoje o terrorismo islâmico, só que nesse tempo será em escala mundial.

      • Mário disse:

        Como uma pessoa pode ser salva ha nao ser pela graça? Se vai ter segunda chance, não adiante correr agora. Vamos pecar.

        • Francisco Wlademir Galvan disse:

          Se você quiser enfrentar o Anticristo faça isso, vá pecar, se nesse tempo Jesus voltar, você fica e terá que ou negar Jesus e salvar a carne, como já acontece hoje no Oriente Médio e Ásia, ou negar o anticristo e ser salvo. Agora a Bíblia é bem clara e o texto não deixa margem para erros, “depois da morte, só o juízo” (Hebreus 9.27). Se você morrer no pecado, não tem volta.

  5. Alex Moraes disse:

    Essa doutrina não dá brecha p eu pecar à vontade e ainda ter outra chance, pelo q eu entendi!?

    • Francisco Wlademir Galvan disse:

      Meu irmão, quem pode prever o momento de sua morte? Se você morrer em pecado irá para o inferno. Quem pode prever que o arrebatamento será ainda em seu tempo de vida para continuar pecando?

  6. Rilson disse:

    Graça e paz! Até o século XIX a igreja desconhecia que a vinda de Jesus aconteceria antes da grande tribulação e issobaseada em 2tess. 2.3 e em muitos outros textos. Foi exatamente no ano de 1830 que uma jovem católica de 15 anos de idade cham ada Margaret McDonald teve uma suposta revelação em sonho de que uma parte dos crentes era arrebatada e outra deixada. Assim sendo, o anticristo não pode ser assim chamado porque se a igreja é levada antes da sua manifestação então ele não tem Cristo presente na terra para ele ser contra

    • Francisco Wlademir Galvan disse:

      Ele (o Anticristo) se oporá contra tudo que for sagrado. No caso caso aqui, estamos falando de cristianismo. Se opor ao cristianismo é o mesmo que se opor a Cristo. A Igreja que não estará na terra é a Igreja que vai partir para as bodas, que esteve com Ele no tempo da graça.

  7. erasmino porto disse:

    q pena muitos cristaos entende tudo de internet,mas nao procura entender isso.

  8. Neto disse:

    Alguém pode me mostrar c base bíblica q criança filhos de ímpio será salvo?

  9. Mosarth disse:

    Não concordo com o texto apresentado em alguns pontos, em primeiro lugar no que concerne ao arrebatamento da IGREJA DO SENHOR da NOIVA DE CRISTO está escrito

    Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém.
    Apocalipse 1:7
    Desta forma, independente de salvos ou não todos verão CRISTO vindo buscar sua noiva imaculada , ataviada para as bodas. Sobre a grande Tribulação, onde está escrito que os salvos não passarão por ela?

  10. Cristiano Oliveira disse:

    Essa é uma vdd: Por que anticristo ja que não haverá cristãos? Contra quem ele teria o prazer de tentar desviar?! os ímpios?! E por que não incluir a igreja nessa tribulação sendo que os apóstolos passaram por sofrimento muito pior. Por isso (creio eu), que é bem objetiva a passagem que diz: …se fiel até a morte e dar-te ei a coroa da vida.

  11. Dirceu disse:

    Mas nos dias da voz do sétimo anjo, quando tocar a sua trombeta, se cumprirá o mistério de Deus, como anunciou aos profetas, seus servos. Apocalipse 10:7
    Engraçado como Deus revelou aos profetas e aos apóstolos o Seu retorno ou seja , uma única vinda , não existe profecia no AT sobre essa vinda secreta ou invisível e no NT , o próprio Jesus fala da Sua vinda , a palavra vinda está no singular , portanto só haverá um retorno e todo olho o verá .

  12. Neto disse:

    Quem defende que a Igreja não passará pela grande tribulação não leu Ap 7:14 , quem defende esta tese não tem base Bíblica pra comprovar pois a grande tribulação vira para a Igreja de Cristo e os cálice da ira de Deus vira para os ímpios o próprio Senhor Jesus Cristo afirma isso em Mateus 24.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Google Translate »