Filhos de Adão e Eva antes da Queda?

A partir de uma análise de Gênesis 1.28, podemos dizer que Adão e Eva tiveram filhos antes da Queda ou se trata de especulação teológica? Como entender o texto bíblico?

Filhos de Adão e Eva antes da QuedaA leitura de Gênesis 1.28 tem feito teólogos do mundo inteiro darem as mais diversas interpretações, isso porque não existe, nos dois primeiros capítulos narrativos de Gênesis, qualquer menção ao nascimento de um filho de Adão e Eva. Somente a partir de Gênesis 4.1 é que a Bíblia vai ser objetiva em declarar que Adão e Eva tiveram filhos, mas depois da Queda.

Porém, existem alguns que afirmam que o primeiro casal, Adão e Eva, tiveram filhos antes da Queda, e tal pressuposto nasce da interpretação de Gênesis 3.16. Lawrence Richards lembra que muitos usam equivocadamente a expressão “frutificai e multiplicai” para dizer que a queda de Adão no Éden foi o pecado sexual. Mas Gênesis 1.28 quer tão somente nos dizer que Deus formou o primeiro casal sem pecado, e que eles poderiam se relacionar na vida amorosa e na multiplicação de filhos sem qualquer impedimento, pois a sexualidade foi criada pelo próprio Deus.

Para outros teólogos, o estorvo aumenta mais quando se analisa Romanos 3.23 e 5.12, pois caso Adão e Eva tivessem filhos antes da Queda, parte da humanidade não seria afetada pelo pecado. Desse modo, problemas maiores surgiriam na questão da universalidade do pecado e da salvação para todos os homens.

Frente a essas primeiras colocações, se percebe que o assunto não se trata apenas de especulação teológica, mas que requer uma resposta lógica e bíblica. Então, vamos seguir o texto bíblico para encontrarmos a resposta certa.

A primeira coisa que se deve levar em consideração é que Deus criou o homem e a mulher, inclusive os animais, com a capacidade de reprodução. Por meio de um decreto divino, foi concedido ao primeiro casal a fertilidade. Segundo alguns estudiosos bíblicos, posteriormente é que o homem vai tomar consciência dessa capacidade sexual, já depois da queda. Seguindo essa interpretação, pode-se dizer que em potencial o homem tinha ordem para se multiplicar, o que só foi exercer depois.

Sobre a questão da fecundidade, pode-se perceber que ela não vem da semelhança de Deus, mas, sim, do Seu decreto. Os judeus entendiam a fecundidade como uma força divinizada que era expressada com vigor tanto nos ritos como nos mitos, pois a partir dela a vida começava.

Gênesis 1.28 é um decreto e uma bênção de Deus para que a geração se propague por meio da fecundidade, e devido a isso a imagem e a bênção divina são contempladas em cada vida que nasce. Gênesis 1.28 não tem como objetivo dizer se Adão e Eva tiveram filhos antes da Queda, mas dizer que, na formação do homem e da mulher, Deus criou um decreto permitindo os dois se relacionarem visando à reprodução.

Sem rodeio, podemos dizer que Adão e Eva não tiveram filhos no Éden, pois caso isso acontecesse esses filhos não seriam pecadores, mas inocentes e sem conhecimento do bem e do mal. Certos escritores começaram a seguir a ideia de que existia no princípio duas linhagens de seres humanos: uma pecadora e a outra sem pecado, contrariando o texto bíblico, que é bem categórico em dizer que todos pecaram (Romanos 3.23).

Particularmente, eu creio que a permanência de Adão e Eva no Jardim do Éden foi por pouco tempo; então, ao tomar conhecimento do bem e do mal (Gênesis 3.22,23), foram lançados fora para que não comessem da Árvore da Vida e vivessem eternamente. Paulo não diz que o pecado entrou no mundo por homens, mas por um homem (Romanos 5.12). Acreditar que Adão e Eva tiveram filhos antes da Queda requer uma mudança drástica em alguns versículos do Novo Testamento.

Por, Osiel Gomes.

One Response to Filhos de Adão e Eva antes da Queda?

  1. Sebastiao Francisco Corrêa disse:

    OI queridos e amados Homem de Deus,paz seja com vosco.Vocês sabem do, o porquer, niguém consegue À interpletaçao, quem sao os filho de Deus em genesis 6?;esses, sao os filho de adao que era puro sim, santos, como o opai adao ante de pecarem;por isso o cabeçario de genesis 6, diz!acorropçao de todos gênero humano, ai se compre o verciculo, em Romanos 3.23- olha que coisa linda de Deus.por que você home de Deus ñ cre no projeto de deus?. Deus não feis o homem para vivermos no pecado,mais eternamente; O que mantem você hoje em comunhao com deus ñ é a santa seia? e você não é casado e com filhos aqui naterra, e almeija a vida eterna? a diferência de você para adao é que você é santificado e adao no jadim era santo, você para ter comunhao com cristos tem que comer do pao e beber o vinho, e adao era só pegar do fruto da arveres da vida! porque é tao dificil entende a uniao do casal no éde? abiblia nos encina nos dias de hoje a ter relaçoes com nossas esposas de uma foma santa sem máculas, não é mesmo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Google Translate »