Existiram dois Golias ou apenas um?

“Em 1 Samuel 17, há o registro do gigante filisteu. Quem é o Golias de 2 Samuel 21.19?”

x-defaultOs textos que geraram a dúvida no leitor contam histórias diferentes em momentos diferentes. A morte do gigante Golias aconteceu quando Davi ainda era jovem; a morte do gigante registrada em 2 Samuel 21.19 acontece quando o monarca já estava próximo de encerrar seus 40 anos de reinado. Esse fim de reinado começa a ser relatado em 2 Samuel 23. Como Davi reinou quatro décadas, esses dois eventos históricos aconteceram em um intervalo de 40 anos. No segundo evento, percebemos que ele já estava idoso e um descendente dos gigantes procurou matá-lo a fim de vingar o gigante morto por Davi (2 Samuel 21.16). O rei de Israel precisou da ajuda de um dos seus soldados a fim de evitar a morte iminente: “Porém Abisai, filho Zeruia, o socorreu, e feriu o filisteu, e o matou; então, os homens de Davi lhe juraram, dizendo: Nunca mais sairás conosco à peleja, para que não apagues a lâmpada de Israel” (2 Samuel 21.17). Um esclarecimento final nos vem comparando esse relato com outro livro que descreve a vida dos reis. No livro de 1 Crônicas no capítulo 20, observamos a mesma história de 2 Samuel 21. Observe a diferença dos dois livros: em 2 Samuel o autor diz que Elanã feriu Golias; e 2 Crônicas 20, Elanã feriu o irmão de Golias: “…e Elanã, filho de Jair, feriu a Lami, irmão de Golias, o geteu…” Para esclarecer a ausência do termo “irmão” em 2 Samuel 21, temos que falar dos copistas e da inerrância da Bíblia. A mensagem bíblica é perfeita.

Sempre há algum problema de diferença de palavras ou números, a Bíblia tem uma resposta, como este exemplo, que o livro de Crônicas nos respondeu. Os erros de copistas não interferem na mensagem bíblica. A mensagem está bem clara, haviam diversos gigantes, e não apenas Golias. Nos versículos anteriores (2 Samuel 21.17, 18), vemos a morte de dois outros gigantes. A história revela, nesta fase da vida de Davi, a morte de três gigantes. Em 1 Samuel 17.50, 51 diz-se que Davi matou Golias; e em 1 Crônicas 20.5 lemos: “E Elanã, filho de Jair feriu Lami, irmão de Golias…”. Pergunta-se: Onde está a verdade? Estudando-se os textos, verifica-se que a passagem de 1 Crônicas 20.5, refere-se ao mesmo evento de 2 Samuel 21.19. Comparando-se os textos hebraicos entre si, nota-se uma grande semelhança entre a escrita de 1 Crônicas 20.5, Ath-Laemi ahi (ath, partícula intraduzível do objeto direto Laemi, “Lami” e ahie, “irmão de …”) com a de 2 Samuel 21.19, Beth Laemi ath (beth Laemi, “belemita”, e ath, sinal de objeto direto). Isso nos leva à conclusão que houve uma alteração de letras nas palavras beth e ath, que, corrigidas em 2 Samuel 21.19, nos dão o ath (partícula do objeto direto) em lugar de beth (na palavra inicial), e ahi (“irmão de”) em lugar de ath (na palavra final). Assim, restauradas as palavras, lemos: “E Elanã, filho de (Jair, ou) Jaaré-tecelão, feriu Lami, irmão de Golias…”. Em todos os casos, percebe-se que não há nada intencional, mas só desatenção de um copista que nos deixou cópias do texto original.

Antigamente, os textos eram copiados a mão e em papiros e pergaminhos. Era uma atividade muito trabalhosa e erros aconteciam, mas eles são facilmente identificáveis e a integridade da Palavra de Deus está guardada, além de suas doutrinas serem harmônicas.

Por, Levi Matos Marins.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Google Translate »