Destaques para a salvação em Jesus

Destaques para a salvação em JesusNeste singelo material propus direcionado pelo Espírito Santo explorar de forma clara e consciente algo excelente sobre a Doutrina da Salvação. Tal doutrina revelada está na Bíblia – a Palavra de Deus.

As Escrituras Sagradas destacam que a salvação em Jesus é comum segundo se observa em Judas 3 que enfatiza: “Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos”. Ora, quando a Escritura nos diz que a salvação é COMUM ou nos é comum quer dizer: Aquilo que a salvação nos promove de bom, precioso e glorioso na vida de outrem, promoverá o mesmo na minha vida (Hebreus 6.9; Romanos 5.1). Para podermos fundamentar esta pura verdade observemos o caso exemplar do apóstolo Paulo e de seu filho na fé, Timóteo: “Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos” (2 Timóteo 1.9). Veja que a declaração “que nos salvou”, mostra claramente que a salvação promove tudo o que lhe corresponde na vida de todos, independentemente da sua condição social, da sua cor da pele, da sua  intelectualidade etc. A salvação veio para todos!

O outro destaque bíblico sobre a salvação em Jesus está em Tiago 1.17, que declara: “Toda a boa dádiva e todo dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação”. Com isto vê-se que a salvação é um DOM de Deus. O Senhor Deus tem presenteado a humanidade com muitíssimos presentes. O dom da vida é um deles. Mas Ele quer que você experimente outro dom que extrapola a eternidade, que é o dom da salvação! A salvação não é e nunca será obtida pelo dom da prática de boas obras, nem por outro meio qualquer. O Espírito Santo revelou isto ao apóstolo Paulo e foi registrado na sua Carta aos Efésios 2.8, 9: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie”. Vemos também pela palavra do Senhor que o dom da salvação é dado gratuitamente ao ser humano como registrado está em Romanos 6.23: “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor”.

Encontramos ainda que a salvação é GRANDE segundo observa-se em Hebreus 2.3: “Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram”. O vocábulo escapar aqui dá a ideia de algo perigoso que pode ocorrer a qualquer momento. O fim da vida pode ocorrer a qualquer momento! Ninguém sabe o momento certo da sua partida dessa vida para a outra. É por isto que precisamos permanecer atentos para a grande salvação que Deus mediante Jesus nos quer proporcionar. É bem verdade que a salvação é grande por ser Deus grande (Jó 36.26a). Ela consequentemente é uma das grandes coisas que Deus faz, deixando algumas pessoas sem poder compreendê-la (Jó 37.5; Salmos 126.3; João 3.3, 4). Ora, é notório que para um grande pecador, Deus providenciou um grande Salvador, trazendo consigo uma grande salvação.

Mias um destaque maravilhoso sobre a salvação em Jesus é que ela é muito REAL segundo se contempla em Malaquias 4.2 que diz: “Mas para vós que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça e salvação trará…”. Vejo o termo “trará” neste texto bíblico como um demonstrativo da realidade da salvação ofertada pelo Senhor Jesus a humanidade. As Escrituras Sagradas enfatizam a salvação como sendo verdadeira e não uma doutrina inventada ou uma pura ficção para enganar o ser humano. Vejamos dois textos escriturísticos das páginas do Novo Testamento no Evangelho narrado por João 5.24 e 5.40. Em ambos contemplamos as expressões “tem” e “tenha”. Com isto entendo que eles falam que a salvação é real. Encontramos duas declarações paulinas quanto à realidade da salvação: Uma está em Romanos 8.24 e a outra em 2 Timóteo 1.9.

E por fim, o último destaque sobre a salvação está em Tiago 1.17, como UM PRESENTE DE DEUS. É verdade que há muitos que não querem receber ou aceitar da parte de Deus, o presente caríssimo da salvação que custou o preço muito caro, o sangue de Jesus segundo se vê nos livros de Atos 13.46; 1 Coríntios 6.20 e Apocalipse 5.9.

Existem várias garantias dadas por Jesus para quem quer ser salvo: 1ª – A operação espiritual no ser humano em ser feito uma nova criatura (2 Coríntios 5.17); 2º – O recebimento do perdão  dos pecados (Atos 10.43; 3ª  – Os moradores no teu coração serão o Pai e o Filho (João 14.23); 4ª – Concederá a certeza da vida eterna (João 10.10); 5ª – Aliviar a alma e o espírito humano do fardo do pecado (Mateus  11.28); 6ª – Receber a tão almejada paz na alma (João 14.27).

Que estejamos firmes na convicção da nossa salvação, até que Jesus venha nos buscar para Si. Amém.

Por, Silvio Vinicius Martins.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Google Translate »