Cristãos podem ficar endemoninhados?

“Podem cristãos serem possuídos por entidades malignas, como acontece com um não cristão? Há base bíblica para isso?”

Cristãos podem ficar endemoninhadosAo longo dos anos, tenho lido uma grande variedade de histórias que afirmam dar apoio à ideia de que cristãos podem ficar endemoninhados. No final, todas têm um ponto em comum: elas superestimam o poder e o campo de atuação de Satanás. Alguns pastores que atuam no chamado “ministério de libertação” fazem tentativas mais corajosas do que outros para fornecer uma base bíblica para a controvérsia de que um cristão pode ser possuído por um demônio. Inevitavelmente, porém, a Bíblia enfraquece tais histórias.

Primeiro, o próprio Cristo impede a possibilidade de um cristão ser possuído por demônios. Usando a ilustração de uma casa, Jesus pergunta: “Como pode alguém entrar em casa do homem valente e furtar os seus bens, se primeiro não manietar o valente, saqueando, então, a sua casa?” (Mateus 12.29) No caso de uma pessoa possuída por demônios, o homem valente é, obviamente, o Diabo. Logo, no crente, em quem habita o Espírito Santo, o homem valente é Deus. A força do argumento de Cristo leva, inexoravelmente, à conclusão de que, para os demônios possuírem os crentes, deveriam primeiro ter de deter aquEle que os ocupa — o próprio Deus!

Além disso, há um argumento igualmente incontestável contra a possessão demoníaca de cristãos no Evangelho de João. Os judeus mais uma vez estavam acusando Jesus de ser possuído por demônios. Em vez de evitar suas acusações, Jesus dirige-se a Seus acusadores com a razão. A essência de Seu argumento é: “Eu não tenho demônio” porque “honro a meu Pai” (João 8.49). É impossível perder esse ponto: ficar endemoninhado e honrar a Deus são categorias que se excluem mutuamente.

Por fim, a Bíblia não contém um único exemplo de um crente endemoninhado. Pelo contrário, o ensinamento bíblico é que os cristãos não podem ser controlados contra suas vontades por meio de possessão demoníaca. O princípio é perfeitamente seguro. Se você é um seguidor de Cristo, o próprio Rei habita em você. E você pode descansar seguro de que “maior é o que está em vós do que o que está no mundo” (1 João 4.4).

Por, Hank Hanegraaff.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Google Translate »