Casal missionário investe na construção de templo e obra social na Venezuela

Casal missionário investe na construção de templo e obra social na VenezuelaDesejamos iniciar o texto com o registro deixado pelo reformador francês João Calvino: “Eu desisti de tudo por Cristo, e o que eu encontrei? Eu encontrei tudo em Cristo!”. Somos muito gratos a todos os irmãos que tem estado conosco na obra missionária, através das orações e contribuições. Especialmente a nossa igreja Assembleia de Deus em Cidade Nova (PA), por acreditar no chamado de Deus para nossas vidas e nos apoiar em todas as áreas que necessitamos. Nossos votos são de que o Senhor continue a abençoar o nosso pastor presidente Nerias Pinheiro Costa, nosso vice-presidente e Secretário de Missões pastor José Monteiro de Oliveira e nosso vice-secretário de missões presbítero Norberto Malheiros do Patrocínio. O apoio e orações destes líderes têm sido essenciais para vencermos os desafios e prosseguir realizando a obra missionária.

Assim como outros países, ser missionário na Venezuela não é fácil, pois os desafios e os ataques espirituais são muito grandes. Em fevereiro de 2014 nós chegamos na cidade de Maturín, capital do estado de Monagas, localizado na parte oriental da Venezuela. O local é conhecido por ser a capital petrolífera do oriente venezuelano, hoje com quase 750 mil habitantes. Nós encontramos uma igreja com 13 membros e para glória de Deus, atualmente são mais de 50 pessoas congregando conosco.

Como disse o apóstolo Paulo “uma porta grande e eficaz se me abriu; e há muitos adversários” (1 Coríntios 16.9). A Venezuela é um campo missionário com grandes necessidades espirituais, onde as fortalezas do inimigo tentam resistir ao Evangelho de Cristo. É uma batalha diária e constante no qual precisamos muito da graça de Deus. Mas, sabemos que “as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim, poderosas em Deus, para destruição das fortalezas; destruindo os conselhos e toda altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo conhecimento à obediência de Cristo” (2 Coríntios 10.4-5).

Em certo momento estávamos buscando uma resposta de Deus com relação ao crescimento da igreja. Perguntávamos de onde viriam as almas que necessitávamos ganhar para Jesus? Como começaríamos este trabalho? Lembrando que a área em que está localizada a igreja é considerada zona vermelha, por ser uma invasão onde a marginalidade e a pobreza imperam.

Mas tudo mudou com a chegada de uma família que vive a 20 km de distância da igreja, em um lugar chamado Rincón de Monagas, uma área rural da cidade. Eles ouviram falar que uma nova igreja estava instalada na cidade. A necessidade desta família em servir a Deus foi tão grande que em um domingo a matriarca preparou tudo, chamou suas quatro filhas e se dirigiram a igreja. Neste domingo Deus falou de uma forma muito especial com seu povo, e Yolimar e suas filhas não resistiram ao poder da Palavra de Deus, aceitaram a Jesus como Salvador pessoal. E hoje são companheiras fiéis. Mas uma vez Deus demonstrou que não importa a distância, as barreiras, pois Ele é quem salva e liberta!

Louvamos a Deus pois, completamos oito meses no campo missionário. Todo projeto, em seu início, requer uma carga maior de esforço, ousadia e coragem. Já enfrentamos muitas lutas, mas graças a Deus em todos os momentos Ele prova o seu amor e nos fortalece todos os dias. E se Deus está no controle temos a certeza de que tudo dará certo.

Durante estes oito meses desenvolvemos projetos desafiadores:

  • Realizamos a 1ª Escola Bíblica de Férias na primeira semana de agosto. Foram quatro dias de muitas bênçãos; 119 crianças foram inscritas e 18 aceitaram a Jesus. No culto de encerramento da E.B.F. 150 pessoas participaram.
  • Formamos Grupos Familiares com o objetivo de atrair os vizinhos, levá-los à Jesus e promover a comunhão entre os irmãos. E graças a Deus isto tem sido uma realidade.
  • Também criamos a ELAC (Escola de Líderes Alianza Cristiana) com o objetivo de realizarmos classes de Discipulado e assim, cada membro da igreja tem a oportunidade de aprofundar-se no conhecimento da Palavra de Deus e também levar outros à Jesus.
  • Desenvolvemos um projeto social na igreja com doações mensais de cestas básicas para duas famílias. Ajudamos em especial um jovem, que sofre de paralisia cerebral, com doação de fraldas, remédios e alimentação. Pretendemos continuar e ampliar o projeto.

Mas no mês de julho roubaram a nossa igreja. Os ladrões subtraíram o equipamento de som, alguns instrumentos e as centrais de ar que iam ser instaladas. Pedimos oração para que as portas se abram e a igreja possa adquirir novos equipamentos

Necessitamos também continuar a construção do templo. E a área em que a igreja está localizada possui muitas famílias carentes e muitas crianças e no momento precisamos construir um espaço para as crianças a fim de que sejam realizados trabalhos relacionados às mesmas.

Como é de conhecimento geral, a Venezuela tem sofrido a maior crise econômica e política de sua história. Com a moeda desvalorizada, a situação fica ainda mais difícil. E sem contar com a escassez de muitos produtos que são essenciais para uma construção.

Motivos de Oração

  • Ore pelas finanças necessárias para concluir a construção do templo e pela ação social da igreja em favor das famílias. (A área em que está localizada a igreja há muitas pessoas carentes).
  • Para que Deus levante companheiros fieis e compromissados com esta obra.
  • Para que Deus desfaça toda obra maligna contra essa igreja.
  • Pelo crescimento e amadurecimento da igreja na Venezuela.
  • Por nossa saúde física, emocional e espiritual.

“Se uma só pessoa for ao céu por sua causa, tua vida terá feito uma diferença por toda a eternidade” (Rick Warren).

Por, Missionários Alex e Andreza Patrocínio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Google Translate »