Aspectos da Teologia Sistemática

Aspectos da Teologia SistemáticaA Teologia divide-se em quatro áreas de estudo, a saber: Teologia bíblica, Teologia sistemática, Teologia histórica e Teologia Contemporânea. Cada uma com aspectos e peculiaridades inerentes que ensinam e encantam, e quando mal utilizadas também enganam. Destacando a Teologia Sistemática, que consiste numa compreensão ordenada, lógica e coerente, extraída da Bíblia com séria hermenêutica e boa exegese.

Na Teologia Sistemática estudam-se os grandes temas e doutrinas da Bíblia. Ao todo, temos dez doutrinas que são focalizadas neste âmbito, as quais são: Bibliologia, Teologia (ou Teontologia), Cristologia, Pneumatologia (ou Pneumagiologia), Antropologia, Hamartiologia, Soteriologia, Eclesiologia, Angelologia e Escatologia.

Agora vejamos alguns dos seus aspectos interessantes que são deveras pertinentes: das dez doutrinas listadas, a única que se for retirada ou desconstruída, as demais não têm sentido, é a Bíbliologia; daí o seu grau de importância (2 Timóteo 3.16-18; Isaías 34.16; João 5.39).

  • Há três doutrinas que são inseparáveis. Quando uma aparece na Bíblia, geralmente as outras duas também estão lá, que são as Hamartiologia (doutrina do pecado), Soteriologia (Salvação) e Escatologia (últimas coisas). Notável é que cada uma se refere a uma esfera de tempo: o pecado (passado), a salvação (presente) e as últimas coisas (futuro). (Ex.: Hebreus 12.14,15).
  • Das dez doutrinas, apenas quatro não envolvem seres humanos; independem dos homens. São elas: Deus, Cristo, Espírito Santo e Anjos – respectivamente Teontologia, Cristologia, Pneumagiologia e Angelologia.
  • Destas dez doutrinas, cinco referem-se a seres, indivíduos; e cinco referem-se a temas. As do primeiro grupo são: Teontologia, Cristologia, Pneumagiologia, Antropologia e Angelologia; as do segundo são: Bíbliologia, Hamartiologia, Soteriologia, Eclesiologia e Escatologia.
  • A única doutrina que envolve o futuro e que não ocorreu plenamente ainda é a Escatologia.
  • A única doutrina que nos faz “entender” todas as demais é a do Espírito Santo – Pneumatologia ou Pneumagiologia.
  • A doutrina mais polêmica, com mais divergências e especulações é a das últimas coisas – Escatologia. Ela também é a que mais gera despertamento, santificação, humildade e produtividade (1 João 3.2-3).
  • A doutrina que nos deixa mais tristes é a do pecado; porém, a que mais nos alegra é a da Salvação (Salmo 51.12).
  • A doutrina que mais é criticada pelo mundo é a Eclesiologia – doutrina da Igreja (Tiago 4.4).

Enfim, são muitos os aspectos desta tão fascinante “Rainha das Ciências”, que é a Teologia Sistemática. Há no mercado uma enorme variedade de livros e volumes de Teologia Sistemática, inclusive a CPAD dispõe de um considerável número delas; Teologia de boa qualidade, de autores nacionais e estrangeiros.

Prossigamos em conhecer o Senhor (Oséias 6.3; João 26.14; Salmo 119), e que nossa dedicação em estudar a Palavra de Deus esteja revigorante. Se o leitor interessa-se em memorizar as dez doutrinas na ordem, aqui vai uma frase que as inclui: “A Bíblia nos revela Deus, que nos enviou Seu Filho, para que pela atuação do Espírito Santo, o homem, sendo convencido do pecado, seja salvo, pertença a uma igreja e semelhante aos anjos venha morar com o Senhor após o fim de todas as coisas”. Observe que esta frase resume e sintetiza o plano da Salvação. Quando se vai estudar Teologia, é necessário que se parta dos fundamentos, pois tais como nas ciências exatas como matemática e física, é a base que direciona os cálculos, e uma coisa puxa a outra.

Comecemos no leite racional (1 Pedro 2.2), e progridamos ao alimento sólido (Hebreus 5.12-14). Exercitando-nos na carreira cristã (Filipenses 3.13,14; Hebreus 12.1,2; Gálatas 5.7). Lembrando-nos sempre de Lucas 12.48: “a quem mais é dado, maior será cobrado”. A Ele seja sempre a glória (Romanos 11.33-36). Amém!

Por, Chrystian S. Benigno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Google Translate »