A organização do culto de missões

Dicas e orientações de como se organizar um culto com tema missionário

A organização do culto de missõesEm algumas igrejas, ele é realizado em um dos sábados do mês, outras reservam em sua programação o segundo domingo ou outra data que se tenha melhor assistência dos crentes, mas em outros lugares ele já não existe mais. Quais os objetivos da realização de um culto denominado “de missões”? E como organizá-lo?

Como objetivos da realização do culto de missões pode-se citar: conscientizar os crentes sobre a necessidade de contribuir para a manutenção financeira dos missionários que estão no campo; o apoio espiritual, psicológico e emocional que estes precisam; despertar o desejo e a coragem dos que têm chamada para esses se desprenderem a atender os apelos do “Ide”; promover nos crentes um sentimento de compaixão pelas vidas que estão partindo para a eternidade sem Deus, sem paz e sem Salvação; mostrar aos irmãos a importância da oração para a cobertura espiritual dos que já militam na causa dos Mestre em culturas onde há perseguição a cristãos, dentre outros.

Cada igreja tem uma forma de organizar os cultos de missões que realiza, mas abaixo seguem algumas dicas que podem facilmente ser aplicadas a realidade de cada igreja local:

Indispensável para qualquer atividade na igreja, a oração tem que ser uma das prioridades na execução de qualquer ação.

Para que as coisas não aconteçam com “atropelos”, é necessário realizar reuniões com a equipe que trabalhará na organização do culto com pauta definida.

Ornamentar a igreja com bandeiras de outros países, gravuras de pessoas, utensílios usados na cultura tema do culto.

Escolher hinos temáticos e, quando possível, cantá-los em outros idiomas e dialetos.

Envolver todos os departamentos da igreja nas atividades, com apresentação de peças teatrais e jograis.

Apresentar relatórios dos missionários sustentados pela igreja (quando tiver).

Ler cartas enviadas pelos missionários no campo para a igreja saber como eles estão.

Com o avanço tecnológico é possível pedir aos missionários para que gravem depoimentos deles e de irmãos no campo onde atuam para divulgar no culto.

Promover missões transculturais, locais e urbanas.

Incentivar os irmãos a cooperarem com missões por meio de ofertas voluntárias e/ou votos (há igrejas que usam o sistema de carnê missionário).

Faça pesquisas da situação do país tema do culto ou da cidade onde está estabelecida a igreja local, para saber a situação religiosa.

Quando possível, convidar pregador que tenha conhecimento da cultura do povo da região tema do culto.

O culto de missões tem que ser encarado não só apenas como uma oportunidade de conscientizar os irmãos a respeito do “Ide” de Jesus, mas também uma porta aberta para levar pessoas não convertidas a ouvir uma palavra evangelística, portanto, é interessante realizar evangelismo no dia do culto de missões convidando as pessoas para a programação.

Por, Mensageiro da Paz.

29 Responses to A organização do culto de missões

  1. Thayna vieira disse:

    gostei das dicas, estou come;ando na obra de missoes na minha igreja e ainda tenho muito trabalho pela frente.

    • Francisco Wlademir Galvan disse:

      Que bom que gostou. Trabalhamos no sentido de que a Obra do Senhor cresça. Desejo sucesso no seu ministério.

    • ELISSANDRO SILVA disse:

      Querida Irmã

      Sou Presbítero da Assembleia de Deus – Ministério de São João de Meriti
      A Congregação que congrego fica em Campos dos Goytacazes\RJ.

      A nossa Igreja é Missionária, investe intensamente em Missões. Caso queira alguma ajuda na área de designer gráfico, para criação de arte de panfleto, cartaz, banner ou outros pode contar comigo para criar as artes.
      E na questão de informações sobre missões pode ligar para o Pastor Presidente Josias Carreiro, 21 26564692. E creio que poderá, pois tem um vasto conhecimento na área de Missões.

      UM abraço

      Elissandro Silva
      22 999527059 (Whatszap)

    • Denise Cardim dos Santos disse:

      AgradeAgradeço as dicas

      • Denise Cardim dos Santos disse:

        Estou começando estou firme e consciente do meu trabalho, porém muito nervosa pois como é um desejo se cumprindo quero que seja perfeito,,, se possível gostaria de receber cartas de missionários

        • Francisco Wlademir Galvan disse:

          Olá Denise. Agradeço que esteja gostando dos posts e que eles estejam sendo úteis para o seu ministério. Nosso objetivo é informar, edificar e levar a Boa Nova a todas as pessoas no mundo inteiro, mas não temos um serviço postal; você terá acesso apenas ao que é publicado no blog. Volte sempre pois em breve estaremos publicando mais artigos e informações do campo missionário. Deus lhe abençoe grandemente em Jesus.

      • Francisco Wlademir Galvan disse:

        Obrigado. É um prazer poder ser útil a causa do Mestre.

  2. BOM E PREGAR O EVANGELHO SANBENDO QUE CRISTO E A NOSSA RECONPENÇA,LEVAR SUA MENSANGEM COM AMOR.

  3. RANDALL DA SILVA disse:

    Paz de Deus!!!

    Os indicadores de qualidade e quantidade se manifestam nos esforços de cada um, isso são dicas que as igrejas deveriam levar e abraçar a causa missionaria com um profundo amor.Sou um AJUDANTE em missões e vejo que na minha igreja (ASSEMBLEIA DE DEUS ) ainda falta uma liberdade para esse tipo de trabalho….Todavia,DEUS vai abrir as portas.

    Abç

  4. Wilson Paixão disse:

    Amados, A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo!
    Gostaria muito da ajuda dos irmãos que já possuem experiência neste trabalho maravilhoso, pois estamos começando um novo trabalho e toda ajuda será bem vinda.
    Agradeço desde já e me despeço dos irmãos deixando minhas saudações em nome de Cristo Jesus.

    Att.
    Wilson

  5. esmeralda disse:

    nunca estive na frente de neun cuto pricepalmente de missoaes mas tenho fe em DEUS; E SEI QUE DEUS VAI MIM AJUDA;porque tudo e dele somos dele, ele nos capasitar

    • Esmeralda inacio disse:

      Esmeralda inacio missoes esta no coracao de Deus e bom trabalha para o senhor comesei tendo dificuldade mas Deus tem mim capacitado Aseble de Deus belem ministerio restauracao

  6. Angelita Corrêa disse:

    Já trabalho no departamento de realizações de cultos de missões á um ano e 4 meses. Já falamos sobre missões e culturas de vários países, e todas as dicas e orientações foram tiradas daqui. Muito obrigada por nos ajudarem com esse trabalho que é uma benção!A paz do Senhor!

  7. Angelita Corrêa disse:

    Trabalho no departamento de realizações de cultos de missões á um ano e 4 meses. Já falamos sobre missões e culturas de vários países, e todas as dicas e orientações foram tiradas daqui. Muito obrigada por nos ajudarem com esse trabalho que é uma benção!A paz do Senhor!

    • Fernanda disse:

      Angelita, boa tarde
      poderia passer seu email, para que possamos compartilhar informações sobre departamento missões.

      Estamos iniciando agora e não tinhamos experiência nenhuma.

  8. Esmeralda inacio disse:

    Eu amor trabalhar para jesus acada culto o senho mim capacita

  9. Fernanda Cristina Teixeira dos santos de Araújo disse:

    Bom dia graça e paz de Cristo Jesus, adorei todas as dicas e anotei todas,pois estamos começando um trabalho de missão na minha igreja, a fico muito feliz em poder ter ajuda de um povo unido compartilhando os dos que o senhor tem nós dado,juntos unidos levando a palavra e alimentos pra quem precisa, parabéns pelas dicas que o senhor continua abençoado rica e abundantemente o seu ministério.

  10. maria francisca inacio ramos disse:

    oi boa noite a paz do senhor,fui convidada para fazer parte do departamento de missões da minha igreja e estou me sentindo muito feliz,mais gostaria de está ajudando a diretoria de missões e vendo aqui gostaria de saber como faço para receber panfleto falando sobre missões e cartaz tudo sobre missões.

    • Francisco Wlademir Galvan disse:

      Olá Maria Francisca. É um grande prazer termos você como nossa seguidora e ficamos muito felizes por você se engajar nessa obra nobre de fazer missões atendendo o “Ide” do Mestre. Infelizmente não somos uma agência missionária, por isso não dispomos de panfletos e cartazes. Você pode procurar alguma agência missionária na internet ou comprar material específico no site da CPAD: http://www.cpad.com.br. Que você seja muito feliz nesta obra. Que Deus te abençoe muito.

  11. Edileusa disse:

    A paz do Senhor. Iniciamos com mais força, em nossa igreja o culto de missões. Gostaria de saber se você poderia me enviar o contato de algum missionário que está fora do país. Desde já, agradeço.

    • Francisco Wlademir Galvan disse:

      A paz do Senhor irmã Edleusa. Para saber mais sobre missões e missionários, entre em contato com Secretária Nacional de Missões das Assembleias de Deus pelo site: http://www.senami.com.br. Que Deus abençoe grandemente o seu trabalho para o Senhor.

  12. rosangela aparecida souza disse:

    a Paz estou na caminhada a 6 anos agora minha igreja me chamou para fazer um culto de missoes não sabia muito o que fazer mas lendo suas dicas fikei mas segura.obg e ore por mim e tda a minha familia e os membros da minha igreja

  13. meri disse:

    0la a paz de cristo, gostaria de receber mais informaçoes sobre como realizar um culto de misao como enfeitar a igreja ,e outras dicas mais, receber carta de missionarios , contando a sua tragetoria , sou de campos dos goitacazes se alguem puder me ajudar

  14. Vanda de Souza Lima disse:

    Graça e Paz seja sobre vc.Seu trabalho e maravilhoso e vai me ajudar muito. Sou agente missionaria,cidade Regente Feijo SP,Assembleia de Deus M. Belem.Quero dar o meu melhor neste trabalho de preparar e decorar a igreja,gostaria q vc me orientasse onde posso comprar as bandeiras dos paises .Desde ja ,Deus te abençoe.

    • Francisco Wlademir Galvan disse:

      A paz amada. Não saberia dizer no Estado SP onde você pode encontrar um lugar físico para comprar bandeiras, visto que não resido nesse Estado, mas tem um site onde voc~e encontra todas as bandeiras que precisa: http://vdrbandeiras.com.br. Sucesso no seu trabalho de missões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Google Translate »