A “mulher pecadora” era irmã de Lázaro?

Os registros bíblicos de Lucas 7, Mateus 26, Marcos 14 e João 12 falam da mesma mulher?

A “mulher pecadora” era irmã de LázaroEm Mateus 26.6-13, Marcos 14.3-9 e João 12.1-3, a protagonista é Maria, a “que escolheu a boa parte”, irmã de Marta e Lázaro, da aldeia de Betânia.

Mateus e Marcos situam a história em Betânia, na casa de Simão, o leproso. João diz que foi em Betânia, fala da presença de Marta e Lázaro, e declina o nome da ofertante: “Então Maria, tomando uma libra de bálsamo…” (v. 23). E no capítulo 11, enfatiza: “Esta Maria, cujo irmão Lázaro estava enfermo, era a mesma que ungiu com bálsamo o Senhor…” (V. 2).

Os três evangelistas falam da murmuração dos que julgaram desperdício a oferenda, bem como da defesa de Jesus a Maria. Tanto Mateus quanto Marcos mencionam a promessa de que o gesto será contado onde o Evangelho for pregado.

Conquanto as semelhanças sejam abundantes, percebemos duas variações nas três narrativas sobre Maria: Em Mateus e Marcos, o perfume é derramado sobre a cabeça de Jesus; em João, sobre os pés. Em Marcos, o alabastro é quebrado; nos outros dois evangelhos, a mulher apenas despeja-lhe o conteúdo. Tais diferenças têm levado alguns a imaginar que Maria ungiu o Senhor duas vezes. O mais provável, porém, é que essas variações sejam o resultado de haverem os evangelistas se baseado em fontes diversas para os seus registros. Longe de ser um problema, isto comprova que não houve tentativa de se forjar uma história. Cada um buscou apenas transmitir o Evangelho de Cristo.

Em Lucas 7.36-50, outra mulher traz seu perfume em vaso de alabastro e despeja-o nos pés do Senhor, enquanto Ele está à mesa, na casa de certo Simão. As semelhanças param ai.

Esse Simão é distinguido pelo adjetivo “fariseu”, em vez de “leproso”. As murmurações que se levantam ao gesto dessa adoradora não tem a ver com o valor material da oferta, mas com o seu estilo de vida. Não são expressas, mas percebidas por Jesus no coração do dono da casa. A mulher fora, possivelmente, uma prostituta; e o anfitrião, desconhecendo-lhe a conversão, duvidou de que Jesus fosse um profeta, ou saberia que espécie de mulher era aquela. Nesse episódio, Jesus não se ocupou de defender o gesto da mulher, mas de confirmar-lhe o perdão, a fé e a salvação.

Não há como confundir as mulheres. Até a adoração, expressa de modo semelhante, teve motivação diversa. Jesus, que sonda os corações, fez a distinção. De Maria, afirmou: “Antecipou-se a ungir o meu corpo para o sepultamento”. Sempre ao pé do Mestre, ela percebera a crise enfrentada por ele. À iminência da cruz, o lado humano de Cristo clamava por consolo. Tal compreensão moveu a discípula ao gesto de amor.

Da pecadora, o Senhor esclareceu: “Perdoado lhe são os seus muitos pecados […] Aquele a quem pouco se perdoa, pouco se ama”. A mulher transbordava de amor por Aquele que lhe perdoara a divida para com Deus e purificara-a de todo pecado. O amor levou-a a ungir-lhe os pés.

Por, Marta Doreto.

7 Responses to A “mulher pecadora” era irmã de Lázaro?

  1. liliane do carmo disse:

    Paz e a graca,então o episodio de lucas cap 7 e totalmente diferente do joao,pq nao fala que e maria a pecadora

  2. Oderson Fernandes disse:

    Os evangelistas não traduziram da mesma forma, porém havia duas situações: primeira: Jesus Cristo, estava vivendo o momento de crise (cruz), e a recepção da parte do mestre, para com a pecadora, porém amorosa, era o que ele viu nela e a perdoou! Segunda: acredito ser a Maria irmã de Lázaro!

  3. Pr Elieser Aprigio disse:

    A Maria que ungiu o Senhor com unguento, é a mesma Maria de Joao 11:2, irmã de Lázaro. O episódio do cap 7:36 de Lucas antecedeu ao acontecimento de Mateus 26 cinco dias antes da páscoa. Ou seja no cap 7 de Lucas ela unge os pés do Senhor, e enxuga-os com seus cabelos, recebe perdão dos pecados, transformação de vida. Mateus 26 já transformada, toma um perfume caríssimo, de unge o Senhor da cabeça aos pés preparando-o como Ele mesmo menciona seu corpo para a sepultura. Ou seja, a pecadora que ungiu o Senhor no cap 7 de Lucas é a irmã de Lazaro Joao 11:2.

  4. Robson Ribeiro disse:

    João 11:2 afirma que Maria é a mulher pecadora que Lucas 7:36 diz que ungiu os pés de Jesus com unguento e enxugou com os cabelos, João relata isso antes da morte de Lázaro, o episódio em Betânia contado por João, Marcos e Mateus, que afirmam sendo Maria, acontece depois da ressurreição de Lázaro, 6 dias antes da Páscoa, ou seja, em ambas situações foi Maria, irmã de Lázaro.

  5. Marcia disse:

    Mas o que é muito interessante nesses capítulos é que as duas marias secou os pés de Jesus com os cabelos?

    • Francisco Wlademir Galvan disse:

      Sim. Certamente estamos diante de duas unções diferentes:

      Mateus 26.6-13 (também em Marcos 14.3-9): Na casa de Simão, em Betânia, uma mulher com um recipiente cheio de “perfume precioso” derrama o conteúdo sobre a cabeça de Jesus, enquanto estava à mesa. Alguns discípulos protestam pelo desperdício de um bem assim precioso, que poderia saciar pobres. Invés Jesus defende a ação da mulher

      Lucas 7.36-50: Jesus estava na casa de um fariseu e se aproximou uma pecadora, com um recipiente com perfumes. Ela banhava os pés de Jesus com as lágrimas, os enxugava com os cabelos e os ungia com o perfume. Os que estavam com Jesus o julgavam por que deixava uma pecadora estar próxima dele. Mas Jesus também nesse caso louva a ação da mulher e finalmente diz a ela: “teus pecados são perdoados”.

      João 12.1-8: Jesus vai a um jantar, onde Marta servia e Lázaro era um dos convidados. Maria invés, tomou um recipiente de perfume, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os cabelos. Também aqui se nota a preciosidade do perfume e dizem – Judas! – que é desperdício, que podia ser usado para ajudar os pobres.

      A passagem de Lucas, da pecadora é diferente da outra unção. Uma pecadora, tema muito presente em Lucas, se aproxima de Jesus e transmite amor para com Cristo, provocando escândalo para os que convidavam Jesus. A mulher pecadora não diz nada, mas apesar disso está no centro da cena. E Jesus se deixa amar. A mulher exprime um amor sincero e cheio de reconhecimento, que está em profundo contraste com as outras pessoas que estão em volta de Cristo. E Jesus reconhece esse amor e perdoa a mulher pecadora, mesmo sem ela ter pedido.

      Nas três outras passagens se fala da unção feita por Maria. Mesmo se em Mateus e Marcos a unção é da cabeça e em João são os pés a serem ungidos, trata-se do mesmo episódio. É provável que João sofreu alguma influência do episódio contado por Lucas, mas são fatos diversos. A unção de João está intimamente ligada à morte de Cristo, pois é lembrada a morte de Lázaro e também que se entra na semana da páscoa, quando Jesus vai morrer.

  6. Sergio ferreira pereira disse:

    É verdade que maria, alem de ser irmã de Lazaro, era prostituta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Google Translate »