A importância do descanso

A importância do descansoEm Êxodo 20.8-10, lemos: “Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas”.

A guarda do sábado é o quarto dos Dez Mandamentos dados por Deus ao povo hebreu. Ele é inspirado no descanso do próprio Deus no sétimo dia da criação (Gênesis 2.2). Assim, os judeus, ao longo dos séculos, reservaram o 7º dia da semana para repouso e adoração.

No contexto judaico, Deus ordenou a guarda do sábado ao Seu povo como um sinal de Sua aliança, assim como era a circuncisão. Hoje, nós não precisamos guardar o sábado, pois o selo de nossa aliança com Deus é o sangue de Jesus. Porém, este mandamento nos comunica uma grande lição: o princípio da “PAUSA”, estabelecido pelo próprio Deus.

Geralmente, gastamos um terço dos nossos 1440 minutos diários com sono. Dormir é uma necessidade que nos ensina muito sobre a nossa fragilidade e sobre as limitações humanas. A qualidade do sono influencia diretamente nossa qualidade de vida (Dormir bem não significa dormir muito). Normalmente, quem dorme mal tem mais dificuldades no trabalho e na aprendizagem.

Por isso, descansar é uma necessidade de toda a criação. De forma que Deus ordenou o estabelecimento de um período sabático para os homens, para os animais, para a terra e até para a economia. (Veja em Êxodo 23.10-11 e Deuteronômio 15.1-2).

O descanso necessário:

1) Para o corpo – Nossos órgãos, ossos e músculos possuem uma idade e um limite. O descanso é um tratamento de saúde e de prevenção bem mais barato que remédios. Precisamos deixar nosso corpo descansar, ao invés de trabalhar até a exaustão (seja no emprego, na igreja ou em casa). Você tem dificuldades em dar uma pausa no trabalho e na correria? Ou descansa bem?

2) Para a mente – O repouso físico não é tudo. Nossas emoções também precisam encontrar um ponto de paz e tranquilidade. Precisamos deixar de ser reféns da ansiedade e das preocupações para realmente descansar. O descanso da mente renova nossa energias e criatividade.

3) Para a alma – Para os judeus a guarda do sábado estava intimamente ligada à adoração a Deus. Diversas celebrações a Deus envolviam esse período de pausa (Dia da Expiação, Festa das Trombetas, Festa dos Tabernáculos, etc.). O melhor local de descanso para a nossa alma é na presença de Deus. Quando fazemos uma pausa no trabalho e na rotina para termos momentos de intimidade com Deus, somos renovados em nossa força e esperança.

Apesar disso, hoje em dia muitos adultos precisam (re) aprender a descansar. Oferecemos aqui algumas dicas:

1) Não seja controlador(a) – Pessoas controladoras têm excesso de trabalho, de funções, de tarefas e de preocupações. Mas um dia elas podem surtar por não dar conta de tudo. Revise sua agenda e veja quais tarefas podem ser divididas com outras pessoas.

2) Planeje o seu descanso – Faça disso uma prioridade. Coloque na agenda. E na hora de descansar, descanse. Apenas isso.

3) Relaxe – Relaxar é também confiar. Seja otimista: você pode descansar. Lembre-se que enquanto você dorme Deus continua cuidando de todo o Universo. Confie em Deus e relaxe um pouco.

O descanso foi uma criação de Deus. O descanso é uma necessidade humana. Descansar faz bem para o corpo, para a mente e para a alma. Viva bem, trabalhe, empregue seus esforços. Mas também confie em Deus e descanse nEle. Lembre-se “Não adianta trabalhar demais para ganhar o pão, levantando cedo e deitando tarde, pois é Deus quem dá o sustento aos que ele ama, mesmo quando estão dormindo” (Salmos 127.2 – NTLH).

Por, Flaviane Vaz.

2 Responses to A importância do descanso

  1. Olá

    Gostei muito do seu comentário no seu conteúdo.

    Beijos!

    Shame On You do http://www.shameonyoublogueira.com/intelimax-iq

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Google Translate »