A força de Sansão estava no cabelo?

Se a força de Sansão era vinda de Deus, porque a ênfase ao cabelo dele no livro de Juízes?

A força de Sansão estava no cabeloIsrael encontrava-se em miséria por causa da opressão de uma nação vizinha rival: os filisteus. Foi nesse contexto de opressão que um anjo do Senhor anuncia à esposa de um homem chamado Manoá que, apesar de sua esterilidade, ela seria mãe de um menino. Na ocasião, o anjo também transmite instruções detalhadas sobre os cuidados durante a gestação e crescimento do futuro juiz de Israel. Duas recomendações se destacavam: 1) Ele seria nazireu desde o ventre materno e durante toda sua vida (Números 6); e 2) Sansão foi escolhido por Deus para livrar seu povo de opressores filisteus (Juízes 13.5, 7). Em síntese, o que o anjo estava dizendo é que o menino era um projeto divino.

A interpretação de que a força de Sansão estaria relacionada aos sinais visíveis de seu nazireato – especialmente de seus cabelos longos – não corresponde às vastas evidências das Escrituras. Pelo contrário: muitos israelitas como Samuel (1 Samuel 1.11) e João Batista (Lucas 1.13-15) também eram nazireus de Deus, mas não tiveram seus ministérios proféticos marcados por qualquer força extraordinária. A força sobrenatural de Sansão tampouco provinha de um físico privilegiado, pois Dalila precisou perguntar-lhe: “Sansão, declara-me, peço-te, em que consiste a tua grande força” (Juízes 16.6). A Bíblia nos diz que sua força provinha de duas fontes: 1) a bênção de Deus (Juízes 13.24); e 2) o poder do Espírito de Deus (Juízes 13.25; 14.6, 19; 15.14). Os sinais externos de seu voto de nazireu não poderiam jamais produzir, por si mesmos, estes resultados extraordinários.

Quando se tornou adulto, a primeira decisão de Sansão foi casar-se com uma mulher do povo opressor, o que lhe trouxe uma série de desastres (Juízes 14 e 15). Depois desse casamento fracassado, ele desceu até Gaza (cidade filisteia) e passou a noite com uma prostituta (Juízes 16.1). Logo a seguir, vem seu encontro fatal com Dalila, a mulher que terminaria por arruinar completamente a sua vida. Sansão foi chamado para ser um nazireu – levar uma vida de separação –, mas decidiu viver uma vida de confraternização com o pecado! O episódio de seus cabelos cortados por Dalila é o último e o mais lamentável dos desastres sofridos pelo juiz da Israel, por que trouxe como consequência não apenas a perda de seu último vínculo de seu pacto de nazireu, mas também a sua própria morte. Devemos lembrar que este sinal dos cabelos não era o único que ele deveria guardar, mas era o único que lhe restava, pois os outros dois sinais já haviam sido violados (Juízes 14.5, 8, 9). Inconsequentemente, Sansão pensou que, ao violar seu último voto de nazireado, ainda conservaria a sua força, mas estava enganado: “…e despertou de seu sono e disse: Sairei ainda desta vez como dantes e me livrarei. Porque ele não sabia que já o Senhor se tinha retirado dele” (Juízes 16.20).

A força sobrenatural de Sansão era resultado de um pacto feito com Deus que requeria sua obediência e fidelidade para cumprir os propósitos divinos. As marcas externas deste pacto serviam para mantê-lo separado e consagrado ao Senhor, quando o último destes vínculos foi partido, ele perdeu a verdadeira fonte de sua força sobrenatural: a bênção divina e a capacitação sobrenatural do Espírito de Deus.

Sergio Bastian.

10 Responses to A força de Sansão estava no cabelo?

  1. Aldery123 Goncalves disse:

    se a forca nao vinha dos cabelos de sasao como ele conseguio girar um muinho com os cabelos cortados e os olhos furados?

    • Mirian disse:

      A roda de moinho poderia sim,(com muito esforço) ser movida por um homem comum, e Sansão já era homem de guerra, possivelmente mesmo ferido possuia um físico capaz de movimentar, sem necessitar de força sobrenatural.

  2. PESSOAS FALAM QUE A FORÇA DE SANSÃO ERA POR CAUZA DE SEU CABELO, E ALGUMAS ATÉ AFIRMAM QUE ERA POR CAUZA DE SUAS SETE TRANÇAS, MAS A BIBLIA DIZ QUE NAQUELA ÉPOCA DO ANTIGO TESTAMENTO, O ESPIRITO DE DEUS NÃO ERA PERMANENTE COMO É NO NOVO TESTAMENTO, POIS ELE VINHA NO MOMENTO CERTO QUE ERA PRECISO E NESCESÁRIO, E SE APOSAVA DE ALGUEM PARA FAZER ALGO QUE DEUS QUERIA, OK

    • SANSÃO APENAS TINHA CABELOS GRANDES PORQUE ERA UMA TRADIÇÃO DAQUELA ÉPOCA, E PORQUE SANSÃO ERA NAZIREU, DE NASCENÇA, POR ISSO NÃO PODIA CORTAR O CABELO E NEM BEBER BEBIDAS FORTES QUE TIVESSE ALCOOL, EXEMPLO:DE VINHO QUE ERA A BEBIDA MAIS BEBIDA ENTRE AQUELE POVO, OK

  3. Jose Borges disse:

    A força nunca esteve nos cabelo, e sim na obediencia ao pacto com Deus…e ao quebrar este pacto; sansão deixou de ser nazireu de Deus. e Deus se retirou dele e ele se tornou um homem comum

  4. Jose Borges disse:

    ao se arrepender sansão conseguiu a misericordia de Deus e como prova do perdão Deus devolveu a sua força, porem, ja estava cego e seu fim era iminente

  5. Lael Santos disse:

    Pelo jeito o pessoal aqui acredita em tudo quanto é lenda. Saci-pererê, lobisomem, mula sem cabeça… Que coisa…

  6. filinto disse:

    Creio que a força de Sansão vem do espirito de DEUS enquanto estamos em obediência, mais quando o homem cresce em busca das coisas do mundo que desgrada a DEUS o espirito santo se retrai e as coisas espirituais deixam de acontecer e a força deixa de agir então é neste momento que DEUS vem com sua misericórdia e faz o impossível acontecer.

  7. CELSO CIRQUEIRA disse:

    OLHA NÃO TENHO TEOLOGIA, MAS TENHO A ESSENCIA DO ESPIRITO SANTO, VAI SEM ASSENTO MESMO, PORTUGUES PESSIMO, MAS A ESSENCIA DO ESPIRITO SANTO AHHH ISSO EU TENHO….
    VAMOS LA ENTÃO É SO VCS LER JUIZES 16:22 ATE O VERSICULO 31 TODOS VÃO ENTENDER QUE A FORÇA NÃO ESTAVA NO SEU CABELO….
    VOU SÓ ADIANTAR UMA COISINHA AQUI PRA VCS..SANSÃO NUNCA SOFREU NADA COM SEU PSICOLOGICO, QUANDO DALILA RECONHECEU QUE A FORÇA VINHA DO CABELO, NÃO QUE O CABELO TINHA FORÇA PELO AMOR DE DEUS POVOOO…DENOVO A FORÇA VINHA DO CABELO, RESUMINDO QUANDO ELE ACORDOU DALILA RAPIDAMENTE DISSE SANSÃO?? OLHA OS FILISTEUS ESTA VINDO, ACORDANDO DO SONO ELE PASSOU A MÃO NO SEU CABELO E RAPIDAMENTE SOFRE ALGO PSICOLOGICO EM SUA CABEÇA, QUE ELE QUEBROU O PACTO COM DEUS, OS FILISTEUS APROVEITOU O SURTO PSICOLOGICO AMARRRARAM ELE TIROU SEUS OLHOS E COLOCARAM EM CARCERE…..AGORA LEEM NO CAPITULO 16:22 VAI DIZER…O CALEO DE SANSÃO COMEÇOU!!!!COMEÇOU!!!!COMEÇOU!!!!COMEÇOU!!!! A A A A CRESCER, RESUMINDO O CABELO NÃO TINHA NADA VER COM A FORÇA, MAS SIM A FORÇA ESTAVA NO CABELO.. EITA POVO DE DEUS ERRAM POR NÃO EXAMINAREM AS ESCRITURAS.

    • Mirian disse:

      Pior do que o cabelo foi ele amarrar 300 rapisas pelo rabo e botar fogo nos bichinhos. Como pode esse bicho homem ser escolhido de Deus?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Google Translate »