Para onde foram enviados os demônios do gadareno?

Quando o Senhor Jesus confrontou a legião que estava no gadareno, os demônios rogaram para que eles não fossem enviados ao “abismo.” Que lugar é esse?

Para onde foram enviados os demônios do gadarenoA Bíblia registra muitos milagres de Jesus que proporcionaram grande alegria, promovendo o bem-estar físico e espiritual para quem os recebeu e aos que presenciaram o poder divino. O nome do Senhor recebia glorificação, pois as mudanças eram notáveis. Na terra dos gadarenos não foi diferente, um grande milagre também foi realizado trazendo benefícios não só para aquele homem que vivia em um estado miserável, mas a todo aquele lugar. Porém, ao invés de glorificarem a Deus, rejeitaram o Salvador, de tal forma que lhe rogaram para que saísse daquela paragem.

O milagre em apreço acontece com a libertação de um homem que andava despido e morava em sepulcros. Era costume local que os sepulcros fossem feitos em cavernas, daí sua habitação incomum. Esse homem necessitava de uma urgente libertação. A possessão demoníaca lhe proporcionava uma força distinta; quando era preso com grilhões e cadeias as quebrava. Sem dúvidas, o milagre da libertação era necessário.

Quando Jesus desce naquela terra o homem possesso saiu-lhe ao encontro, prostrando-se e reconhecendo-lhe a divindade. O Mestre, ao ordenar que aqueles espíritos imundos saíssem daquele homem, ouve o pedido: “E rogavam-lhe que os não mandassem para o abismo” (Lucas 8.31). Temos agora uma pergunta sobre o abismo: que lugar é esse?

A palavra abismo aparece nove vezes no Novo Testamento, sempre com uma perspectiva negativa, sendo usada para identificar a habitação dos demônios, como na passagem em apreço. Também é a morada dos mortos, segundo registra a epístola aos Romanos 10.7. A Bíblia, em sua Escatologia, ainda esclarece sobre o abismo como um lugar onde o Diabo será lançado e encerrado no final da Grande Tribulação, ficando ali por mil anos, conforme o texto de Apocalipse 20.3: “E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que mais não engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo”. O tentador de nossas almas ficará no abismo por mil anos, mas não será sua estada final, pois será lançado no Lago de Fogo após o Milênio, conforme registra os textos bíblicos em Apocalipse 19.20; 20.10. Logo, o abismo trata-se de uma prisão espiritual e temporária para reprimir Satanás durante o Milênio.

Por, Gilberto Corrêa de Andrade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *