Por que Jesus chamou Herodes de raposa?

Como entender o texto de Lucas 13.32, onde o Senhor Jesus chama Herodes de “raposa”? Ele queria ridicularizar o monarca ou o texto tem outro sentido?

Por que Jesus chamou Herodes de raposaPrimeiro, façamos uma análise sobre a raposa e seus significados bíblicos e tentemos compará-la com a pessoa de Herodes. A raposa é o carnívoro selvagem com maior distribuição e abundância do mundo e é muito citado na Bíblia. Por exemplo:

1) Em Juízes (15.4, 5), Sansão as utiliza, por causa das suas caldas espessas e vistosas, com cerca de 50 cm. de comprimento, para pôr fogo na seara dos filisteus.

2) Em Neemias 4.3, o escritor sagrado se refere à força do seu focinho esguio e forte, capaz de cavar e derrubar pedras para cassar suas presas, quando se refere ao muro de Jerusalém que estava sendo construído, como proteção contra os inimigos de Israel;

3) Em Cantares de Salomão 2.15, elas são citadas como inimigas de Israel por fazerem mal às vinhas (tipo de Israel), comendo seus frutos e, principalmente, suas flores;

4) Em Ezequiel 13, o servo de Deus compara os profetas materialistas e imediatistas que profetizam em benefício próprio com as raposas, por ser esse o comportamento delas. São animais oportunistas, roubam a caça de outros animais, possuem uma atividade essencialmente crepuscular, se utilizando da penumbra do cair da noite para agir e uma dieta quase exclusivamente carnívora, o que não come no próprio dia esconde para consumo posterior, chega a ter cerca de 20 esconderijos de comida, conseguindo lembrar-se de todos eles. Quando a comida está escassa, a raposa se aproxima dos seres humanos para tentar assaltar galinheiros ou roubar lixo. Um macho possui várias fêmeas, muitas vezes usa sua superioridade sobre outros machos para roubar suas fêmeas e se apodera de tocas feitas por coelhos, texugos etc.;

5) Jesus cita as raposas em seu sermão (Mateus 8.20; Lucas 13.32), quando diz que até elas possuem ninhos, enquanto que o Filho de Deus não tinha onde reclinar a cabeça.

Agora, gostaria que o caro leitor se voltasse para a pessoa do Herodes a quem Jesus se referia. O primeiro Herodes da Bíblia (Mateus 2.1-16) é Herodes o Grande, que construiu o Templo de Jerusalém, embora não o tenha terminado. É ele quem manda matar as crianças de Belém no afã de matar Jesus. Ele terá três filhos: Arquelau, Antipas e Filipe. Os três também serão chamados de Herodes (essa palavra passa a ser um título de nobreza). O segundo, Arquelau, assume o trono com a morte do pai em 4 a.C.. É a ele que o texto bíblico se refere (Mateus 2.19-23) para que os pais de Jesus tivessem cuidado. Ele foi tão ruim em sua administração que Roma o baniu e entregou o território, depois de algum tempo, a Pilatos. O terceiro é Antipas, que recebe a tetrarquia da Galileia (Lucas 3.1). O quarto é Filipe, que recebe região da Ituréia e de Traconites. Tetrarca era o título dado ao comandante de um quarto do reino. O quarto tetrarca foi Lisânias, que liderava a Abilene. Mais tarde, surgirão mais dois Herodes: Agripa I e Agripa II, neto e bisneto de Herodes o Grande. Agripa I aprisionou Pedro e mandou matar Tiago. Esse foi o ferido e comido por vermes (Atos 12.1-12). Já Agripa II foi o que quase se converteu ao ouvir Paulo (Atos 25 13-32).

O Herodes a quem Jesus se referia era Antipas, que mandou matar João Batista (Mateus 14.8), o mesmo que havia tomado a Herodias (Marcos 6.17,18), esposa do próprio irmão Filipe e o mesmo que tomaria parte em seu julgamento, posteriormente (Lucas 23.5-7). O título de “raposa” cabia perfeitamente. O comportamento de Herodes era de muita influência para muitos jovens por isso Jesus, assim como João Batista, o exortava (Marcos 8.15). Não temos como garantir o que passava na cabeça de Jesus, mas as explicações acima podem dar ao leitor uma ideia do que Ele pensava.

Por, Jorge Videira.

Uma resposta para Por que Jesus chamou Herodes de raposa?

  1. rayner reis da silva disse:

    um estudo bem aprofundado tirado da bíblia obrigado valeu muito, agora tenho as minhas conclusões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Google Translate »